O Multiculturalismo e a Educação, um assunto urgente para escola e os professores
Por: fabiola999 • 7/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.839 Palavras (12 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 2]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
JACAREÍ-SP
Curso: Pedagogia Disciplinas Norteadoras
Desafio Profissional
Tutora: Laís Ossuna
Fabíola Menezes da Silva – RA: 2865934631
1°SEMESTRE/2015
Sumário
1. Introdução 3
1.1 Objetivo 3
1.2 Justificativa 3
2. Desafio Profissional 4
2.1 PRODUÇÃO ACADÊMICA 4
3 Multiculturalismo e Educação 5
4 Desafio Profissional 2 6
Bibliografia 11
- Introdução
O desafio profissional do curso de Pedagogia do tema abrangente irá resaltar o multiculturalismo e a Educação e suas Diversidade, garantindo os direitos humanos dos sujeitos, tais como a liberdade da expressão, informação e comunicação.
1.1 Objetivo
Neste trabalho abordarei o Multiculturalismo e a Educação, um assunto urgente para escola e os professores, onde nosso país, o Brasil, é rico em diversidades (étnicos, sociais e culturais), num processo de simetria de igualdade onde tudo caminha em conjunto, respeito, legitimidade, igualdade, sempre um escuta e entende o outro respeitando seus espaços, diálogos intercultural, abordagem liberal, interação e visibilidade.
Justificativa
Durante a realização do trabalho de Pedagogia, assumi o desafio de buscar conhecimentos na área da educação, assim como pesquisar e me aprofundar mais e mais nos temas pesquisados. Considerando, sem dúvida o multiculturalismo e a diversidade é um início de um todo na educação. O desafio é dar a liberdade que cada um construa a sua identidade cultural, favorecendo uma visão dinâmica, contextualizada e plural, numa perspectiva pessoal e coletiva.
Desafio Profissional
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Analisando o que me foi proposto á respeito nas diversidades culturais e avaliação no que implica práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular. Acredito que:
- Diante pais, alunos, professores, funcionários de diversas regiões do nosso país, cada indivíduo possui sua história, isto é, sua cultura, religião, costumes, etc. e um projeto pedagógico curricular só poderá ser concretizado através do conhecimento obtido através da comunidade.
- Precisamos nos situar e verificar qual escola que queremos, qual é o seu perfil e o que desejamos atingir.
- Temos que formar cidadãos com conhecimento da educação mais também coloca-lo dentro de uma sociedade que é totalmente política.
- A instituição escolar em si tem o dever de dar meios para esse desenvolvimento.
- O multiculturalismo é latente dentro das nossas escolas, portanto o desafio de encontrar caminhos e travar ligações mediadoras entre educador e educando se vendo e sendo reconhecidos como sujeitos de direitos.
O desenvolvimento humano só existira se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais, igualdade diversidade, participação, solidariedade e liberdade.
A escola como espaço de reafirmação de direitos e aproximação entre escola e alunos onde o daltonismo cultural que existe, não favorece escolas que não se reciclam, com isso tornar-se conflito, exemplo um aluno que tem o caderno, mochila etc. melhor do que o outro, isso se da à formação de muro e barreiras nas salas de aula, por isso devemos reconhecer as diferenças e promover interações de um aluno com o outro fazendo com que cada um coloca-se no lugar do outro. Também observando brincadeiras maldosas entres os alunos fazendo refletir sobre suas ações e garantindo a igualdade.
- Multiculturalismo e Educação.
Em defesa a diversidade cultural
O texto discute a temática do multiculturalismo como movimento teórico e como prática social que contesta preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais historicamente submetidos a processos de rejeição ou silenciar por sua condição de pertencimento, distintos de padrões definidos como validos e aceitáveis, seja no espaço escolar ou no contexto social mais amplo. Para trabalhar o multiculturalismo em sala de aula é preciso que o aluno reconheça a sala de aula com um espaço de conhecimento, um espaço que ele pode vivenciar tudo aquilo que ele aprendeu e aprendendo agir socialmente e entendendo que o ambiente escolar é de todos e para todos.
Cabe aos docentes ter informações pessoais e familiares, superando visões preconceituosas, estimulando a procura de novas informações, linguagem em sala de aula, despertando interesse de cada aluno independente de suas diferenças.
O trabalho do docente é falar a língua do aluno, trazendo o aluno para o respeito da cultura do outro, perceber preconceitos e descriminações e questionar.
Em sala de aula tendo que trabalhar as diferenças mostrando que o preconceito e a descriminação afetam a formação pessoal, descobrindo o aluno chave e trazer para perto, ele tem que ser parceiro do docente fazendo com que ele revele alguma descriminação ou preconceito já sofrido.
Educadores e educandos se vendo e sendo reconhecidos como sujeitos de direitos. Esse reconhecimento coloca os currículos, o conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a organização dos tempos e espaços em um novo referente de valor: o referente ético do direito. Fazendo que todos ampliem seus horizontes.
Desafio Profissional 2
Desafio Profissional da escola Saber Conviver, elaborou um projeto cujo tema:
- Festa Regionalista:
...