O Municipal Clobertino Naves da Cunha
Por: kasia1223 • 1/3/2023 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
UFJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE AULA 2
- Dados de identificação
Escola: Municipal Clobertino Naves da Cunha Data: 23/02/2023. |
Classe/Turma: 5º C |
Estagiário: Kassia Santos Silva |
Supervisor (a): Erecy Ap. Ribeiro da Rosa |
Disciplina: Projeto de Ensino/ESCRITORES DE SI: A IDENTIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DO 5º ANO |
Código da BNCC: (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas; (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. |
1 CONTEÚDOS
Língua Portuguesa: Leitura e produção textual.
Expressão oral e conceitos sobre identidade e alteridade.
2 OBJETIVOS
- Produzir textos dentro da norma culta da língua com a mediação docente;
- Expressar sentimentos e emoções em seus registros.
3 DESENVOLVIMENTO
A aplicação do projeto está ocorrendo nas duas primeiras aulas, e os alunos serão recepcionados e acolhidos pela estagiária, uma vez que, por ser uma escola localizada na zona rural, os docentes chegam após os discentes.
Conforme a professora regente orientou, nessa turma, cada aluno tem um tempo para produzir seus textos. Assim, a estagiária intervém auxiliando àqueles que não conseguiram finalizar as produções textuais, até que a supervisora (professora regente da classe) chegue, um período de 15 a 20 min que pode ser utilizado para apoiar o projeto.
Decorridos os 20 minutos de conclusão de textos, os alunos fazem uma oração – rotina adotada na escola e em seguida, o lanche é servido. Lanche, servido, banheiro e água, o projeto terá início com a produção de diários. A estagiária explicará esse gênero textual visando que compreendam que esse tipo de escrita é um início das habilidades escritoras e autorais. Alunos serão convidados a realizarem a leitura de seus diários e isso só ocorrerá de forma espontânea. Poderá ser levado um modelo para que leiam em voz alta. O tema da aula são as emoções e sentimentos e como eles influenciam em nossa identidade. Para iniciar um texto prévio que auxiliará os alunos a identificar a diferença entre emoções e sentimento, e entre identidade e personalidade, que será entregue por um aluno selecionado para os demais colegas, ele será entregue impresso. O texto foi retirado de um material didático.
[pic 1]
Fonte:https://www.sjvriopreto.rj.gov.br/uploads/paginadinamica/33633/5_Ano___03_08_a_14_08.pdf
Após a leitura, realizar uma conversa com a turma sobre as emoções, como elas nos influenciam, como podemos controlá-las e quais tipo de emoções elas mais sentem.
Finalizada a conversa distribuir a cruzadinha das emoções, para que seja mais visível identificar como cada emoção e, qual tipo de reação é esboçada por cada pessoa. Os alunos devem responder individualmente e após será realizada a correção no quadro com a turma.
...