O PROCESSO DO ENSINO
Por: kelsampaiio33 • 5/8/2021 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
O Processo de ensino - Aprendizagem em períodos de Pandemia e Pós- Pandemia
O processo educacional durante o período de pandemia sofreu diversas adaptações.
os alunos e os professores não estavam preparados com a chegada dessa pandemia, as crianças na sala de aula já estavam acostumadas com o ritmo que eles tinham dentro da normalidade na hora das tarefas e no recreio, faziam as atividades e tinham mais interações.
Para os professores era mais fácil ter contato com as crianças porque estavam em sala de aula.
E agora com a pandemia tudo mudou e ficou mais difícil para os alunos, porque alguns tem condições de ter acesso á internet mas outros por problema financeiros não tem acesso.
E os que tem condições de ter internet não tem interesse em estudar porque ficam desanimados e por falta de apoio dos pais, e os professores que dão aula online se esforçam para ajudar seus alunos mais a maioria não tem interesse mas tem alunos que são muito dedicados e não perdem as aulas e fazem todos os trabalhos escolares, porque esses alunos dedicados tem o apoio dos pais e da família.
Tem muitas crianças que não tem condição de ter internet e algumas delas sentem falta da escola, alguns professores fazem o possível para ajudar eles nesse momento difícil, uns vão ate na casa dos alunos pra ajudar e dão livros para eles.
Nesse tempo de Pandemia os professores tiveram que mudar seu modo de ensino, eles estavam acostumados a dar aula presencial mas agora estão se acostumando com essa mudança , na verdade essa pandemia pegou todos de surpresa ,ninguém esperava por isso, mas todos os professores se prepararam para a mudança e não desistiram de apoiar e ajudar seus alunos, estão sempre dando o seu melhor para dar um ótimo ensino mesmo á distancia.
O fechamento da escola pode significar interrupção do processo de aprendizagem principalmente para crianças com alta vulnerabilidade.A quantidade e a qualidade do apoio dado à criança para manter seus estudos fora da escola.
Desde o início da crise sanitária global em decorrência da pandemia de COVID-19, os sistemas educacionais de todo o mundo foram profundamente impactados e as políticas públicas de educação foram atravessadas por problemas e questões que, antes, não ocupavam a prioridade da agenda decisória.
Uma das principais medidas assumidas por governos de todo o mundo – o distanciamento social – instaurou uma realidade não prevista para o campo da educação básica: a impossibilidade de manter aulas presenciais, nos prédios escolares. No Brasil, em um primeiro momento, as atividades foram suspensas mediante recurso a diferentes tipos de expedientes político-administrativos: antecipação de recesso escolar, concessão de férias escolares ou simplesmente suspensão de período letivo. Depois, numa segunda fase, a maior parte dos sistemas de ensino públicos e privados adotaram estratégias de ensino/aprendizagem remotas, mediadas ou não por tecnologias.
Mas nós sabemos que é muito complicado porque muitos desses pais trabalham fora ,chegam tarde em casa , cansados e estressados não tem como ajudar seus filhos, mas se todos se unirem e tiver boa vontade dá para criar uma estratégia e um tempo para se dedicarem aos seus filhos. por exemplo faço faculdade a distancia e já estou acostumada e tenho meu horário direitinho, cumpro com todos meus deveres tipo : (trabalhos, provas e estágios antes da pandemia e quando tenho duvidas o meu polo da faculdade para me ajudar ). E de acordo com o site nova escola a professora Adriana Marcondes do instituto de Pedagogia da Universidade de São Paulo (USP) “Todos estão se esforçando para dar conta de um jeito de fazer a educação que é remoto e cheio de imprevistos” mas ela também afirmou que esse é o momento de reforçar os vínculos entre professores, pais e alunos.
...