TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO EDUCATIVO E OS NOVOS DESAFIOS

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 4]

Januária

2015

NOME DO ALUNO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR  Universidade Norte do Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.

[pic 5]

Januária

2015

O PROCESSO EDUCATIVO E OS NOVOS DESAFIOS

Introdução

Nos últimos tempos  quando falamos em educação nos vem á mente uma série de discussões que envolvem esse tema.

Neste estudo  o principal objetivo é demonstrar os principais desafios enfrentados pelos pedagogos na atualidade de maneira a deixar claro que o pedagogo é um profissional que deve ser aberto ás novas ideias, concepções e paradigmas.

Nos últimos quinze anos as discussões sobre a educação multicultural e/ou educação intercultural tem se intensificado no cenário social e educacional a nível mundial, e no contexto brasileiro. O debate multicultural/intercultural surgido a partir das reivindicações de diversos grupos e movimentos sociais, inclusive no cenário educacional, nasce a partir de discussões que giram em torno da diversidade cultural, questões de classe, gênero, raça, etnia, e desperta no meio acadêmico o questionamento para a problemática da unilateralidade das ações educativas, que historicamente fez da escola um espaço de promoção e imposição dos valores e saberes culturais dominantes(...)  ( CORTEZ & SÁ, 2012 p. 38).

Além da questão da pluralidade cultural, outras tantas podem ser colocadas   aqui, sempre tendo o pedagogo como um estudioso, um profissional que deve buscar deter esses novos conhecimentos que se apresentam de  maneira tão notória. Neste sentido vale destacar ainda: as novas tecnologias de informação, inclusão, educação em espaços formais e não formais e cidadania.

Desenvolvimento

O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação, tudo dependendo é  claro do estímulo dado ao público alvo. Neste sentido a capacitação de toda a equipe educativa da instituição de ensino é sem dúvida  necessária, pois dessa maneira todos podem se valer dessas novas tecnologias de maneira saudável e proveitosa. Em oposição ao uso dessas tecnologias de forma errônea quer seja para acesso impróprios ou para disseminar idéias opostos aos ideais de uma sociedade mais justa.

Um mundo mais limpo seria aquele em que, junto com a civilidade, se desenvolvesse também uma cultura universalista, em relação à qual as demais manifestações e produções culturais dos outros povos não passariam de casos particulares – como que variações em torno de um ideal maior e mais importante –, ou de simples imitações, ou de degenerescências lamentáveis (VEIGA-NETO, p. 10, 2003)

No sentido de uma sociedade mais justa e uma escola aberta a todos sem distinção encaixa-se a educação inclusiva. Na verdade tudo que é novo provoca temor. Por vezes pais e profissionais  acabam por menosprezar o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais inseridas no ensino regular. Entretanto cabe destacar que apesar de árduo o caminho até a inclusão plena deve ser percorrido com insistência afinal é um direito legal e social dessas crianças o convivo em sociedade em todos os aspectos.

César ( 2003:119;) apud Sanches e Teodoro (2006:70), relata que:

A escola inclusiva é uma escola onde se celebra a diversidade, encarando-a como uma riqueza e não como algo a enviar, em que as complementaridades das características de cada um permitem avançar,em vez de serem vistas como ameaçadoras, como um perigo que põe em risco a nossa própria integridade, apenas porque ela é culturalmente diversa da do outro, que temos como parceiro social.

A pedagogia por si só se realiza  nos mais diversos espaços escolares ou não. É grande o campo de atuação do pedagogo que atualmente pode tanto trabalhar no ambiente escolar como hospitalar, social, empresarial dentre outros. O que deve haver é uma preparação para a assimilação de todas as concepções pedagógicas para que o profissional onde quer que ele atue o faça de forma primorosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com