O PROJETO DE ACÃO PEDAGÓGICA
Por: tamaea22 • 23/9/2020 • Trabalho acadêmico • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 873 Visualizações
[pic 1]
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ELLEN CRISTINA DE ANDRADE SILVA - RA: 1959447
SIMONE CAMARGO SIMEÃO RA: 1922286
TUANE TAMARA MATOS MARTINS RA: 1961251
ITUVERAVA
2020
TEMA
A importância do Brincar na Construção da Individualidade e Independência Infantil.
SITUAÇÃO PROBLEMA
As complexidades que surgem para alunos da Educação Infantil no que se refere a enfrentar emoções e sentimentos na construção da individualidade e da própria independência.
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais, infelizmente, muitos pais não tem tempo para brincar com seus filhos mesmo sabendo que o brincar é o agente motivador que proporciona experiências diversas e enriquecedoras ás crianças.
Sabe-se que a escola é uma entidade séria, contudo não pode ser severa, nem inflexível, já que precisa penetrar no mundo infantil para exercer sua função primordial de formadora.
O brincar permite que a criança possa resolver conflitos internos, garante a construção de conhecimentos e desenvolvimento emocional, cognitivo e social, pois ao brincar a criança conhece melhor a si mesma e aos outros.
Brincar não significa simplesmente exercer atividades recreativas, o ato de brincar incorpora valores morais e culturais, além de que, os jogos elevam a autoestima e despertam o espírito de cooperação, por ser uma atividade livre, que não inibe a fantasia, favorece ainda o fortalecimento da autonomia da criança e muito contribui para a quebra de estruturas defensivas.
Ao buscar o lúdico, o professor poderá tornar a aprendizagem efetiva e ainda mais prazerosa.
A Educação Infantil é uma etapa marcada por novas descobertas pela criança. Nesta etapa a mesma passa a se socializar em maior amplitude com o meio social por meio da escola e a partir dai, passa a lidar com emoções e sentimentos diversos que não lhe eram corriqueiros.
Assim, o presente projeto se propõe a explorar e trabalhar com o processo de construção da individualidade e independência da criança, um processo longo e complexo, que continua até o início da idade adulta, com o intento de auxiliar tanto professores quanto alunos a perceberem o quanto os sentimentos influenciam na socialização e em se tratando de contexto escolar podem ainda interferir proporcionalmente no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, podendo comprometer o processo de ensino-aprendizagem.
PÚBLICO ALVO
Professores e alunos da Educação Infantil.
OBJETIVOS GERAIS:
Refletir sobre as atividades lúdicas, destacando a importância do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil; de modo que professores possam reconhecer a importância destes na construção da individualidade e independência da criança, destacando ainda a importância de se ter espaços livres para brincadeiras em todas as escolas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as interferências que o lúdico proporciona á criança na educação infantil;
Destacar a importância do brincar na construção da individualidade e independência infantil;
Conscientizar o educador da importância de seu papel como incentivador e mediador do brincar.
PERCURSO METODOLÓGICO
1ª etapa - Convidar professores de outras turmas, para juntos prepararem um acervo de brinquedos e materiais diversos, inclusive fantoches, som com músicas infantis os quais poderão ser utilizados por todos em atividades diversas.
Organizar todos em caixas com identificação do conteúdo para facilitar a localização.
Organizar e planejar o local em que o acervo ficará, e que seja de fácil acesso.
2ª etapa – Apresentar ás crianças o material disponível e como o mesmo deve ser guardado após o uso.
Os materiais devem ser mudados periodicamente, para que as crianças encontrem novos desafios.
Propor brincadeiras onde os alunos possam descrever os sons que emitem quando acordam, escovam os dentes, comem e colocam suas roupas e sapatos. Eles ainda podem reproduzir sons de animais, cachorros, cavalos e o som dos carros.
Ao professor cabe proporcionar á criança total autonomia para decidir com o que e com quem quer brincar (liberdade lúdica) e fazer intervenções quando necessárias para enriquecimento da brincadeira.
3ª etapa – Reunir turmas de diferentes idades (0 a 3 anos/ 4 a 5 anos) para brincar com o acervo, buscando sempre levar em conta o espaço e a variedade de atividades.
...