O PROJETO DE PESQUISA
Por: GABRIELAOHANA • 23/11/2022 • Artigo • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
A ABORDAGEM DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ANDRESSA KETLIN GREVENHAGEN
RU: 2309410
- Tema
A educação infantil primeira etapa da educação básica munida da inclusão e afetividade é o berço do desenvolvimento da aprendizagem da criança autista as quais possuem características particulares pontuais como a dificuldade de socialização, comportamentos repetitivos, atrasos na fala e no desenvolvimento, porém vale ressaltar que assim como os demais indivíduos não são características marcantes de todos os autistas, cada autista é único em suas peculiaridades. Acompanhado de diversos princípios externos e internos o mais importante dentre eles é a relação de ensino-aprendizagem entre aluno e professor, a atribuição da relação afetiva é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Para Vygotsky e Piaget a relação afetividade-inteligência possui um caráter social e fundamental para o processo de desenvolvimento do ser humano sendo assim, o papel do professor é ser o norteador de conhecimento, o facilitador da construção do “eu” que será constituído por um ciclo de átimos afetivos e cognitivos integrados reciprocamente e ser o mediador da interação do “nós” através do convívio social. O processo de aprendizagem do aluno com TEA (Transtorno do espectro autista) compreende o mesmo dos demais educandos o qual deve partir de um ambiente atraente, acolhedor e adaptado à educação inclusiva, oportunizando a aprendizagem significativa desenvolvendo a comunicação, autonomia e socialização pontos esses os quais são características em falta no espectro. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem desses alunos deve ser enfatizada como a estabilidade emocional através das vivências, a qual deve ser manifestada através do interesse, dinamismo, motivação, impulso, afeto e emoção.
- Problema
Qual a importância da abordagem da afetividade no ensino-aprendizagem de crianças do espectro autista na educação infantil?
- Justificativa
A afetividade está diretamente relacionada a forma pela qual o indivíduo se associa ao meio, se socializa, se desenvolve e como se adapta a ele, sua influência no ensino-aprendizagem na educação infantil inclusiva é medida como a temperatura das emoções e indispensável. A relação entre professor e aluno intensifica-se através do afeto, a quebra dos pré-conceitos formados e característicos dos autistas veem ao encontro de um ensino acolhedor, um ambiente planejado, atividades direcionadas e assim aprendizagem significativa e imprescindível.
- Objetivos
- Objetivo geral: Evidenciar a importância da afetividade na educação infantil dos alunos do espectro autista para o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e motor no processo de ensino-aprendizagem.
- Objetivos específicos:
- Refletir sobre a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do espectro autista através de pesquisa bibliográfica.
- Demonstrar o que reza a legislação brasileira sobre a afetividade e educação especial na educação infantil, baseando-se em documentos e artigos científicos da área.
- Metodologia
A metodologia a ser usada no processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa será a abordagem qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental partindo da problematização da importância da abordagem da afetividade no ensino-aprendizagem de crianças do espectro autista na educação infantil, utilizando documentos e artigos científicos da área estudada, identificando as contribuições da afetividade no ensino de alunos do espectro autista através de autores conceituados por suas teorias, a relação entre aluno e professor no processo de aprendizagem em sala de aula mediante a vivência escolar da autora e a realização de pesquisas de fim exploratório em sites, livros e artigos científicos.
- Revisão bibliográfica
Existem distintos estudos teóricos que se propõem a explicar a relevância da abordagem da afetividade no ensino-aprendizagem, dentre eles destacam-se estudiosos da psicologia cognitiva Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky os quais deram ênfase ao processo de afetividade na educação, essa revisão bibliográfica vai ainda mais a fundo, busca respostas desse processo na educação infantil com alunos do espectro autista. Segundo a (OMS)
“O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma grama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”.
...