O PROJETO INTEGRADOR
Por: EneideGoncalves • 26/6/2021 • Trabalho acadêmico • 3.076 Palavras (13 Páginas) • 179 Visualizações
Foco
Relacionada ao padrão de déficit cognitivo afetando a agudeza mental
Atenção dividida
Se distraem facilmente
Memória operacional
não lembrar dos números e demora no cálculo mental
Memória de curto prazo
Incapaz de lembrar da tabuada e multiplicar
Nomeação
Lembrar de um número
Planejamento
Dificuldades em planejamento e compreensão de números e exercícios
Velocidade de processamento
Demora mais para o cérebro receber uma informação
Fonte:Cognifit adaptada
‘
O professor deve ficar atento com crianças que apresentam problemas e sua intervenção é indispensável para um acompanhamento adequado, proporcionando um aprendizado onde o aluno possa superar os desafios e aumentar a autoconfiança.
2.3.2. A percepção da discalculia no cotidiano escolar
A compreensão da discalculia possibilita o corpo docente interferir tempestivamente, caso contrário, os efeitos do transtorno poderão danificar áreas como atenção, impulsividade entre outras consequências.
Para SILVA (2008, pp. 3-4), a dificuldade na aquisição de habilidades aritméticas ligadas basicamente ao déficit de desenvolvimento das estruturas cognitivas em seus diferentes domínios,configurando a discalculia, manifestando-se conforme análises de SHALEV (1998, 2004), cerca de 5% a 15% de estudantes que frequentam as escolas de ensino fundamental afetando na mesma dimensão meninos e meninas em fase escolar.
O professor deve executar função de extrema importância tanto no sentido de facilitar a compreensão do conteúdo matemático e tornar atrativo para as crianças se atentando para notar suas dificuldades com a disciplina, cujas primeiras manifestações devem ser notadas pelos professores e equipe escolar.
2.3.3. O uso da tecnologia na aprendizagem de matemática
A tecnologia propicia ao aluno atingir seus objetivos facilitando seu aprendizado e promovendo uma diferenciação aumentando a qualidade do ensino.
Como a Matemática é transformada em ambientes virtuais?
Um dos pressupostos apontados por PATHAK E CHAUDHARY (2012), é que é possível desenvolver ferramentas que auxiliem no processo de retorno ao aluno, considerando ambientes enriquecidos como a tecnologia.
A matemática é uma disciplina que sendo expressada através de símbolos, algumas pessoas podem apresentar dificuldade já que normalmente não são ensinados em contato direto com o ambiente. E para aqueles que possuem algum transtorno aprender matemática é um caminho que possui muitas barreiras.
O uso da tecnologia para MUNHOZ, (2011) trata-se da aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade do acesso à informação. A tecnologia torna-se uma aliada na evolução do aprendizado do estudante principalmente quando utilizada com alunos com algum tipo de transtorno.
Fica claro como o uso da tecnologia traz benefícios para o aluno, é uma forma de aprendizagem que atrai a sua atenção.
Segundo BRASIL (2001), a aprendizagem da matemática é necessária para propiciar ao aluno oportunidades para desenvolver os seguintes quesitos: criatividade, interpretação, senso crítico, capacidade de fazer análise, produzir estratégias, resolver problemas, raciocínio rápido e o aprendizado de forma dinâmica e passiva.
No que cabe a matemática as áreas que apresentam alguma dificuldade são:
Área
Dificuldades
Exemplo
Habilidades espaciais, distâncias, tamanho, formar sequências
Em relações espaciais
Dificuldades em medir, resolver problemas
Perseverança
Passar mentalmente de uma matéria para outra
Baixo desempenho em operações que exigem muitos passos
Linguagem
Compreender termos matemáticos como primeiro, último, seguinte...
Ler o enunciado do problema
Raciocínio abstrato
Compreender conceitos abstratos
Quando há situações reais
Memória
Relembrar informações
Por não ouvir o enunciado é incapacitado de resolver o problema
Processamento Perceptivo
Recepção e integração de informação e seu desenvolvimento motor
Formar percepções afinadas
Problemas emocionais
Incapacidade de raciocínio ou memorização
Não consegue a resolução de alguma questão
Fonte:Kremer adaptado.
O ensino gera o aprendizado e para favorecer uma aprendizagem efetiva o uso de tecnologias favorece na construção de conhecimento.
No que se refere a matemática é relevante que o docente desenvolva tarefas que exploram sua história e aplicações.
De acordo com Parâmetro Nacional de Curricular (PNC) o impacto da tecnologia, cujo instrumento mais relevante é hoje o computador, exigirá do ensino de Matemática um redirecionamento sob uma perspectiva curricular que favoreça o desenvolvimento de habilidades e procedimentos com os quais o indivíduo possa se reconhecer e se orientar nesse mundo do conhecimento em constante movimento. E no Ensino Fundamental o educando deve entre outros, compreender e transformar o mundo a sua volta, estabelecer relações qualitativas e quantitativas, resolver
...