O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS AÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Por: Tiago Tolvo • 30/3/2019 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola de ensino médio e suas articulações com as ações da secretaria de educação. SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS ATUAIS, v. 1, 2010.
em<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7179-4-4-rojeto-politicopedagogico-escola-ilma-passos/file>. Acesso em 12 de maio de 2018.
Nome: Tiago Tolvo N. USP: 9772165
RESENHA
O texto “PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS AÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO”, escrito pela autora Ilma Passos Alencastro Veiga da Universidade de Brasília, trata sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) dentro do âmbito escolar com foco no nível médio.
Segundo o texto, o PPP deve ser um documento participativo, elaborado por toda a equipe escolar (professores e funcionários) em conjunto com a sociedade (pais e alunos), com o intuito de favorecer as relações horizontais no interior da escola, focando em questões que enaltecem a qualidade do ensino. Servindo como um norte para a organização do trabalho da escola, a qual tem como papel colocá-lo em prática, seguindo as incumbências definidas pela legislação.
Segundo a autora, o PPP no ensino médio está diretamente relacionado à inovação para que os alunos possam romper com a clássica cisão entre concepção e execução, visando construir o futuro daquilo que virá a ser o aluno, temos os artigos 2º e 35º da LDB 9394/96, explicitando os deveres, os princípios e os fins da educação brasileira, assim como as finalidades do ensino.
Vale ressaltar que a autora cita alguns dos princípios pelos quais o PPP deve ser fundamentado em sua elaboração, os quais interagem entre si de forma dinâmica e interativa. Entre eles temos: Liberdade; Solidariedade; Pluralismo de ideias; Igualdade de condições; Qualidade; Transparência do PPP; Participação.
Atualmente, a qualidade do PPP, tanto a execução e avaliação tem sido uma preocupação educativa nos níveis macro (nacional), meso (estadual e regional), e principalmente, no nível micro, referente a própria escola. Torna-se segundo a autora um desafio para os professores comprometidos com a construção de um processo educativo verdadeiramente democrático.
Em suma, o PPP é um importante documento de sustentação da identidade escolar, sendo um documento participativo e inacabado, o qual necessita de previsões e mecanismos de acompanhamento e avaliação que possam garantir o aperfeiçoamento de sua política educativa, visando a formação humana de qualidade.
...