O Pedagogia Em espaço Não escolar
Por: Guilherme Fortes • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
Pedagogia hospitalar
A pedagogia hospitalar surgiu na França em 1935. No ano de 1950 chegou ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro no Hospital Municipal Jesus onde começou as primeiras práticas pedagógica em pedagogia hospitalar. De acordo com a constituição, a pedagogia também passou a atuar em um ramo diferente do habitual – que é a pedagogia hospitalar, sendo que esta área faz parte da educação especial. A área da pedagogia hospitalar visa atender a pessoa com necessidade especial transitória causada por doença. A pedagogia hospitalar é um ramo da educação especial, desenvolvido em espaços não escolares em que o pedagogo pode atuar. O público alvo são crianças e adolescentes em idade escolar que devido a uma enfermidade ficam afastados da escola. A pedagogia hospitalar pode ser desenvolvida em classes hospitalares, dentro dos hospitais, e em atendimento domiciliar, no caso de tratamentos médicos mais longos até o retorno do paciente á suas atividades escolares. Uma das características do trabalho do pedagogo hospitalar é facilitar a comunicação entre as crianças e os profissionais da saúde, ou até mesmo entre as crianças e suas famílias. A classe hospitalar proporciona costumes de rotina e socialização no desenvolvimento da criança. Exercer a função de pedagogo hospitalar vai muito além do que explicar materias.
Cabe o pedagogo desenvolver um planejamento de atividades pedagógicas estruturado, flexível, adaptáveis a realidade de cada um, inovando e incrementando seus conhecimentos pedagógicos que acabam por favorecer a recuperação do paciente, amenizam o sofrimento da criança e estimulam a continuidade dos processos de desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças e jovens hospitalizados. Essas atividades ajudam nos transtornos emocionais, causados pela internação, como a raiva, insegurança, incapacidade e frustações que podem prejudicar na recuperação do paciente. Por isso o ato de brincar ajuda na recuperação das crianças. Nos hospitais as brinquedotecas são muitos importantes para a recuperação dessas crianças. Nesse espaço elas podem desenvolver suas atividades pedagógicas. Outra atividade que o pedagogo desenvolve nas classes hospitalares e que ajuda muito no tratamento dessas crianças é o momento da leitura.
O papel da leitura para crianças hospitalizadas
Quais as particularidades do acompanhamento pedagógico em classes hospitalares?
O atendimento pedagógico nas classes hospitalares tem por objetivo atender as necessidades pedagógicas das crianças e adolescentes internados e dar um suporte psicológico. A principal preocupação do pedagogo hospitalar é permitir que o paciente continue seus estudos durante o período de tratamento médico, hospitalar ou domiciliar, sem prejudicar sua vida escolar, evitando a perda do ano letivo. As classes hospitalares também têm o objetivo de tentar evitar que os alunos abandonem seus estudos depois de saírem da internação. Uma das características do trabalho do pedagogo hospitalar é facilitar a comunicação entre as crianças e os profissionais da saúde. Ou até mesmo entre as crianças e seus familiares. O pedagogo deve desenvolver atividades para favorecer a recuperação do paciente, assim amenizam o seu sofrimento e estimulam a continuidade do seu progresso. Por isso o pedagogo hospitalar tem que ter uma parceria com a junta médica para poder desenvolver em conjunto um excelente trabalho para essas crianças e adolescentes.
...