O Plano Emergencial
Por: Larissa Monteiro • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
INTRODUÇÃO
Baseado na memorização e na repetição de conteúdo, o tradicionalismo é um método focado apenas no sistema de decorar o conteúdo aplicado. O aluno não precisa ter a curiosidade, opinião, a vontade de querer mais aprendizado. Basta o professor insistir no conteúdo para o aluno memorizar, tendo assim alunos sem perspectivas e completamente apático diante da aprendizagem. Acredito que uma das principais desvantagens do tradicionalismo é que ele visa um conceito sistematizado focando nos padrões, currículo e aprovação em testes, ao invés de um aprendizado completamente focado no aluno. Fica definido como papel da escola tradicional fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que repassa a eles todo o conhecimento obtido pela humanidade, de uma forma extremamente mecânica. Os alunos são condicionados pelos exercícios repetitivos que tem como objetivo a reprodução, uma gravação daquilo que está sendo dito.
O professor trabalhava condicionado a repassar conhecimento sem nada de sentimentos, para o professor tradicional alunos eram apenas alunos, e as especificidades não existiam, todos eram os mesmos e isso ficou assim por muitos anos. O aluno era apenas uma decoração em sala de aula, de fato não exerciam a função do aluno, tendo assim aulas completamente robotizadas, mecanizadas.
Já no construtivismo esse contexto muda radicalmente, e acredito que para melhor. Desenvolvida pelo psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget, na década de 1920, Piaget traz uma ideia de que o conhecimento é construído por meio das interações entre sujeitos e o meio, esse raciocínio entende que o aprendizado se dá entre professor e aluno. O professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos aprendizados criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades, nas quais ele próprio vai construir os saberes, havendo assim uma troca mútua de aprendizado.
No âmbito educacional levar em consideração a assimilação e acomodação da criança, criando situações didáticas desafiadoras que estimulem os conflitos cognitivos contribuindo para a construção do conhecimento através da participação ativa do aluno, onde o mesmo tem o acompanhamento a todo tempo, com salas de aulas adaptadas para estimular, professores com olhar diferenciado para cada aluno, visando entender as dificuldades em que esse aluno está inserido, havendo assim um acompanhamento e que seja realizado as devidas interferências para cada aluno.
CONCLUSÃO
Conclui-se que nesse sentido, o raciocínio proposto por Piaget e o rumo que o construtivismo se aprofundou é categórico e atual. Evidenciando a troca de aprendizado de um todo, a todo instante e incansavelmente a vontade de aprender afirmando que uma educação de qualidade é aquela que promove o desenvolvimento global do indivíduo em seus aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
...