O Plano de Ensino
Por: Daianasilvaa • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 148 Visualizações
Plano De Ensino
Nome: Daiana Barbosa Da Silva Rocha
Disciplina: Filosofia da Educação
Carga horaria: 80 horas
Ano letivo: 2016
Período: 1 semestre
Ementa
A disciplina trata os aspectos éticos e políticos envolvidos na praticas educacional, necessários para os educadores apreenderem o significado da educação como pratica mediadora da existência histórica dos homens. Focalizada a educação como pratica de intervenção social que interage com as demais praticas, as quais, por sua vez, constituem a própria existência histórica dos seres humanos. Destaca o papel da subjetividade no processo educacional e na pratica humana, mediante a significação atribuída tanto da vida pessoal como no da vida política. Trata ainda a educação em seu compromisso com a construção da cidadania e a necessidade da fundamentação filosófica para a compreensão das tendências pedagógicas atuais.
Disciplina: Fundamentos da Didática planejamento e organização
Carga horaria: 80 horas
Ano letivo: 2016
Período: 2 semestre
Ementa
A disciplina fundamenta-se na pratica pedagógica escolar como social especifica e discute a importância dos fundamentos sociopolíticos e epistemológicos da Didática na formação do professor e na construção da identidade docente. Estuda também a organização da dinâmica da pratica pedagógica por meio do processo de planejamento, considerando os elementos básicos dos processos de ensino e aprendizagem, os quais: Objetivos, conteúdo, procedimentos de ensino (metodologias e avaliação.
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil
Carga horaria: 80 horas
Ano letivo: 2016
Período: 2 semestre
Ementa
A disciplina analisa as perspectivas históricas da educação infantil no Brasil, a qual hoje compreende o atendimento educacional a criança de 0 a 5 nos em creches e pré-escolas, possibilitando análises econômicas, políticas e sociais. Aborda ainda os conceitos de infância, família e suas historicidades; o pensamento dos educadores pioneiros que postularam uma visão sobre a criança; as funções da Educação Infantil- cuidar e educar; as políticas de atendimento a primeira infância; as relações entre Educação
Infantil e Ensino Fundamental; a compreensão sobre os procedimentos e processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; o currículo; o brincar; a organização do espaço e tempo e a formação dos professores de Educação Infantil.
Disciplina: Fundamentos da Educação: Conceitos Teóricos da Educação
Carga horaria: 40 horas
Ano letivo: 2016
Período: 1 semestre
Ementa
Para que ensinar? A pergunta pela finalidade do ensino afigura-se como questão central da disciplina; mas os fins dependem da concepção que se tem de educação. Além da perspectiva filosófica, incluem-se nesta disciplina as contribuições da filosofia e das Ciências Sociais e Humanas, particularmente da história e da Sociologia, ao estudo do processo educacional. Nesse contexto, as Teorias da Educação são entendidas como a “história da formação”, e, portanto, intimamente ligadas a história das ideias e das instituições em geral. O papel fundamental é o de alargar os horizontes do aluno, fazendo-o conhecer as linhas básicas do desenvolvimento da cultura ocidental em que está inserido. Integrar a filosofia da educação (assim como a Psicologia e a Sociologia), aos fundamentos da educação, alicerce de toda a pedagogia consciente.
Disciplina: Fundamentos da Língua Portuguesa
Carga horaria: 40 horas
Ano letivo: 2016
Período: 2 semestre
Ementa
A disciplina se prepõe a oferecer subsídios conceituais básicos da língua Portuguesa com a finalidade de suprir eventuais lacunas ou relativas as etapas de formação da Educação Básica, de maneira a proporcionar o exercício da pratica de produção e intepretação textual sob o prisma da perspectiva critica. Os conteúdos de língua Portuguesa que compõem a disciplina são tratados tomando-se como eixo sua realidade social materializada no discurso; isso e feito com o intuito de se contextualizarem os conceitos norteadores da analise estrutural e conceitual da língua, ancorando-os nas práticas sociodiscursivas.
Disciplina: História da Educação Geral e Brasileira
Carga horaria: 80 horas
Ano letivo: 2016
Período: 1 semestre
Ementa
Introdução a História da Educação: objeto, bases epistemológicas, metodológicas e teóricas. Relações entre História e História da Educação. Fundamentos históricos da educação, de acordo com o contexto sociocultural de casa período: Antiguidade grega e romana, idade Média, Renascimento e Idade Moderna. História da Educação no Brasil: o caminho da educação pública. A colonização brasileira: ensino jesuítico. A educação brasileira no século XVII e XVIII: a reforma Pombalina. Educação no Brasil Império. O século XX: educação na Primeira e segunda Republica, Ditadura Militar e Nova República e as principais correntes da pedagogia brasileira. Perspectiva da contemporaneidade: fatores e políticos que contribuíram para o desenvolvimento da identidade profissional de educador.
Disciplina: Libras
Carga horaria: 40 horas
Ano letivo: 2016
Período: 2 semestre
Ementa
A disciplina possibilita o estudo: da história dos movimentos dos surdos (tais movimentos são organizados por associações de surdos); das conquistas dos surdos; da diferença entre linguagem e língua e suas implicações para se pensar sobre os processos identitários; da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em suas singularidades linguísticas e em seus efeitos o desenvolvimento e a aquisição da língua(gem); das produções cultuais da comunidade surda; dos objetivos do Campo Educacional; das diferentes bases epistemológicas que discutem a inclusão de pessoas surdas; e da importância da língua de sinais para o processo de emancipação do surdo.
...