O Projeto Integrador
Por: Cinthia Paula • 13/11/2018 • Projeto de pesquisa • 443 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
UNIVERSIDADEANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA - 7º Semestre/2017
AITALA EMANUELE DA SILVA SANTOS
JUAZEIRO – BA
JUNHO – 2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA - 7º Semestre/2017
AITALA EMANUELE DA SILVA SANTOS
RA: 425888
PROJETO INTEGRADOR I
JUAZEIRO-BA
JUNHO – 2017
NOME: AITALA EMANUELE DA SILVA SANTOS
REGISTRO ACADÊMICO (RA): 425888
SEMESTRE: 7°
TEMA: A educação Infantil e seus avanços
Delinear os passos da educação no Brasil perpassa por questões de ordem econômica, social e cultural.
Traçar caminhos para a sua melhoria ainda é um grande desafio. Sendo o sistema educacional brasileiro complexo em toda sua totalidade, faz necessária uma reformulação em seus níveis de ensino.
No que tange a Educação Infantil, é importante ressaltar que a mesma sofreu nos últimos tempos grandes mudanças, principalmente no que se refere a legislação propriamente dita. Nota-se, no entanto ainda um entrave principalmente no que diz respeito a postura e a capacitação do professor, frente a esse cenário de mudanças que tem como fator preponderante o desenvolvimento das Crianças.
JUSTIFICATIVA
A educação infantil é o primeiro espaço de convivência das crianças no ambiente escolar.
Manter um ambiente escolar acolhedor, atrelado as necessidades das Crianças e ao seu ritmo de desenvolvimento, é um dos lemas da Educação infantil.
Em contrapartida, as mudanças oriundas da sociedade, sugerem um modelo de educação, na qual questões relacionadas ao consumismo e obscuridade da realidade contribuem para um retrocesso no que diz respeito a reformulação da maneira de ensinar.
A Educação Infantil obteve nos últimos tempos inúmeras mudanças, principalmente ao que se refere a desmistificação da área infantil, enquanto espaço de cuidar e educar.
A Criança da sociedade atual é uma Criança que vai além do seu ritmo de desenvolvimento. É uma Criança que questiona, transforma, se reinventa e reinventa o mundo a sua volta. A escola, tem como função primordial oferecer subsídios que satisfaçam a esse ritmo de desenvolvimento.
O educador da educação infantil, para adaptar-se a essas modificações necessita também buscar novas formas de qualificação.
A Família, o primeiro agente formador, a primeira matriz social, na qual a Criança estabelece contato, necessita estar em consonância com as reais necessidades da Criança e trabalhar com a escola em regime de parceria.
Assim sendo, é importante questionar e analisar a Educação Infantil, de acordo com as mudanças econômicas, sociais e estruturais que surtem efeito no bom desenvolvimento das Crianças.
PROBLEMA
Qual o desafio para o educador, frente ao novo perfil da Educação Infantil?
BIBLIOGRAFIA
Carmem Craidy, Gladis E. Kaercher- Porto Alegre: Artmed, 2oo1
Educação Infantil: Pra que te quero
Bruna Molisani Ferreira Alves1 (PPGE/UFRJ e LEDUC/UFRJ)
REVISTA ALEPH: Infâncias
Infâncias e educação infantil: aspectos históricos, legais e pedagógicos: 2011
...