TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Giovanna Gueller - RA 1701632

Marília F. Dos Santos Longo - RA 1708162

Priscila Ferreira da Silva - RA 1706092

Viviany Dias Lourenço - RA 1705556

A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil

SÃO PAULO – SP

2018

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), sob a orientação do Tutor (a) Anderson Venâncio.

SÃO PAULO – SP

2018

GUELLER, Giovanna; LONGO, Marilia F. dos Santos; SILVA, Priscila Ferreira da; LOURENÇO, Viviany Dias. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 19f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor (a): Anderson Venâncio. Polo Formosa, 2018.

RESUMO

Nossa proposta é fazer uma reflexão sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil. Queremos abordar o conceito de brincar, as práticas da ludicidade como recurso facilitador no processo de construção do conhecimento, uma vez que brincadeiras são primordiais na aprendizagem. A ludicidade contribui nas atitudes sociais de cooperação, interação, na criatividade, além de ajudar na passagem do abstrato para o concreto. Entender de que maneira as brincadeiras podem ser inseridas ao planejamento escolar e como os educadores podem utilizar esses recursos para promover o estímulo a aprendizagem e ressaltar que a ludicidade ajuda no aprimoramento da educação quando levado em consideração a realidade da sala de aula e de cada criança, cabe ao educador desenvolver possibilidades que permitam mediar a relação de ensino e aprendizagem com a ludicidade durante a vida escolar na Educação Infantil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira. Aprendizagem. Lúdico. Educador

GUELLER, Giovanna; LONGO, Marilia F. dos Santos; SILVA, Priscila Ferreira da; LOURENÇO, Viviany Dias. Ludicity as a tool in the teaching-learning process in Early Childhood Education. 19p.Technical-Scientific Report (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Adviser Tutor (a): Anderson Venâncio. Polo Formosa, 2018.

ABSTRACT

Our proposal is to reflect on the importance of playfulness in the teaching-learning process of Early Childhood Education. We want to approach the concept of play, the practices of playfulness as a facilitator in the process of knowledge construction, since jokes are primordial of learning. Lududicity contributes to social attitudes of cooperation, interaction, creativity, as well as helping in the transition from the abstract to the concrete. Understand how the games can be inserted into school planning and how educators can use these resources to promote the stimulus to learning and emphasize that playfulness helps in the improvement of education when taken into account the reality of the classroom and each child, it is up to the educator to develop possibilities to mediate the relationship between teaching and learning and playfulness during school life in Early Childhood Education.

KEYWORDS: Just Kidding. Learning. Ludic. Educator.

Sumário

Introdução

Este trabalho busca ampliar os olhares sobre a importância da ludicidade à Educação Infantil, promovendo descobertas e criatividade.

Na sociedade moderna vivemos em um mundo cheio de mudanças, avanços tecnológicos, que levam a nós educadores a estar atentos e procurar adquirir competências que propiciem as crianças um despertar ao gosto de aprender, a aguçar a curiosidade e buscar desafios. A metodologia voltada ao lúdico traz à criança muito mais que o aprendizado de conteúdos escolares, traz também a sua bagagem cultural ao ambiente escolar.

Durante nossa pesquisa teórica percebemos que embora em algumas situações os escritores tenham ideias diferentes sobre métodos educacionais, existe uma certa unanimidade com relação ao emprego da ludicidade na Educação Infantil.

Campos (2011, p. 401) cita que no artigo 9º das diretrizes curriculares nacionais consta que “as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira”.

“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” Carlos Drumond de Andrade (apud FORTUNA, 2000, p. 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (278.5 Kb)   docx (172.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com