O Projeto de Pesquisa
Por: Ludy25 • 1/3/2022 • Projeto de pesquisa • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 73 Visualizações
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA: integração escola e comunidade
ARAGUATINS – TO
2017
GESTÃO DEMOCRÁTICA: integração escola e comunidade
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Administração e Gestão Escolar, tendo como orientadora a Professora Esp.ª Warlla Silva.
ARAGUATINS – TO
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
JUSTIFICATIVA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 7
METODOLOGIA 9
CRONOGRAMA 10
REFERENCIAS 11
ANEXOS 12
INTRODUÇÃO
A participação é um processo educativo, transformador e de luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária. Neste sentido, a escola pública tem uma importância fundamental, porque a escola, na sua dimensão social e na sua inter-relação com dimensões sociais mais abrangentes podem praticar e se constituir como um espaço de vivencia da democracia participativa como um direto. O espaço escolar é, pois um espaço privilegiado para construir uma cultura de participação, de autonomia e de cidadania.
O Conselho Escolar representa uma nova fase na vida da escola pública, visto que atua em conjunto com a direção da escola ajudando no enfrentamento de problemas e decisões a serem tomadas no âmbito pedagógico, administrativo e financeiro, seus membros participam como co-responsáveis na tarefa da educação.
Portanto, considerando-se as transformações que vêm ocorrendo no ambiente educacional, torna-se relevante realizar estudos sobre o presente tema, pois tais mudanças resultam na prática de uma gestão orientada por uma proposta democrática, que envolve todos os participantes do processo, assim buscam-se respostas para a melhoria da qualidade de ensino e consequentemente melhorando a aprendizagem.
OBJETIVOS
Objetivo geral
- Pesquisar através da observação e análise de documentos o funcionamento do órgão Conselho Escolar nas escolas.
Objetivos específicos
- Conhecer o modelo de gestão exercido nas unidades escolares pesquisadas.
- Realizar entrevistas com professores, gestores, funcionários, pais e alunos de escolas das redes estadual e municipal de educação do município.
JUSTIFICATIVA
Segundo a constituição brasileira(1998), a educação é dever dos pais e responsabilidade conjunta da família, do estado e da sociedade. Os pai são co-responsáveis pela educação dos filhos, por sua escolaridade e pela escola. a descentralização, a participação e autonomia da gestão da escola possibilitam a melhoria do ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva o poder é compartilhado e as pessoas sentem-se motivadas, compreendendo porque é necessário esforçar-se para que a escola acabe bem. Um meio viável de integrar a escola a comunidade com vistas á construção de uma gestão democrática, é a formação do Conselho Escolar.
Conselho Escolar é um órgão coletivo que contém muitas realidades discutidas e problematizadas. Neste espaço tudo precisa ser uma construção coletiva do conhecimento histórico-crítico e cultural, compreendido e interpretado como postura crítica possível de transformar a sociedade e promover a qualidade de vida da população, que pretensamente buscará a universalização do saber , considerável algo desejável e indispensável do ponto de vista político, social e cultural.
Nesse sentido, a comunidade deve estar presente na escola, manifestando suas expectativas e avaliando os resultados do trabalho da escola, estabelecendo assim uma parceria constante entre a escola e comunidade e transformando as expectativas das famílias em relação ao espaço escolar.
REFERENCIAL TEÓRICO
O artigo 14 , inciso VI da Lei de diretrizes e bases- LDB 9.394/96 enfatiza que " Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público n educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conformes os seguintes princípios:
I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola
II- participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes."
A obra Gestão Democrática da Escola Pública de Vitor Henrique Paro trata da gestão democrática da escola enfocando as relações entre a comunidade e a escola, bem como as limitações destas relações:
...