TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  18/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.422 Palavras (14 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 14

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Josiane Cristina de Freitas

RESUMO

Este trabalho abrange o tema ‘’ Alfabetização e Letramento, numa linha de pesquisa da educação infantil. Este se justifica através do desenvolvimento da criança através de suas interfaces, seu aprendizado em relação à leitura e a escrita. Este se problematiza em razão das dificuldades encontradas não só pelos alunos, mas também pelos docentes em relação à alfabetização e letramento. Este tem por objetivo desenvolver por meio de atividades o gosto e desenvolvimento pela leitura e a escrita, proporcionando um aprendizado significativo e integrador. Os conteúdos a serem trabalhados fazem parte da grade curricular do ensino, apoiado nas várias áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e de maneira a atender as necessidades dos educando no tocante a realidade socioeconômica e faixa etária de idade. Os recursos serão de caráter humano e materiais, onde auxiliam a ação pedagógica do educador, além do aprendizado das crianças. A avaliação auxilia na compreensão das dificuldades e da melhor maneira possível encontra meios para saná-las. O desenvolvimento procura integrar e formar num só contexto o oferecimento de uma educação equalizadora, primando pela qualidade dos conteúdos a serem trabalhados e pela assimilação do saber ordenado pelo aluno, procurando propiciar os estímulos dos indivíduos. O referencial teórico irá abordar a alfabetização e o letramento no ensino e aprendizagem. Os autores nestes apresentados irão destacar maneiras e conceitos, onde levará a um desenvolvimento e aprendizagem de qualidade, sendo fortemente firmada dos pilares para o pensamento, autonomia com liberdade.

Palavras-chave: Educação, pais, professores, participação e planejamento.

1 Introdução

Este trabalho aborda o tema ‘‘Alfabetização e Letramento, numa linha de pesquisa da educação infantil’’,  instigando e abordando assuntos referentes à compreensão e a organização do processo de alfabetização e letramento, além do espaço educativo que também está presente na educação, possibilitando o aprendizado em relação à leitura e a escrita. Este se justifica através da importância de serem planejadas por meios de métodos e estratégias as atividades de alfabetização e letramento, promovendo o desenvolvimento da oralidade, escrita, além do gosto pela leitura.

As questões vinculadas a esta pesquisa problematizam a falta de integração e auxilio para o ensino da alfabetização e letramento, ao mesmo tempo a necessidade de estimular a capacidade de cada criança, favorecimento de sua formação, desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades, além da necessidade de contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança.

Portanto, tem por objetivo tornar possível o ensino significativo e criativo, para que se desenvolvam a partir da leitura, oralidade e da escrita, além de aprenderem a ser criativos, críticos e participativos, capazes de agir e transformar o meio em que vivem. Os conteúdos visam favorecer a observação e a compreensão do ensino da alfabetização e letrameto para melhor integração e participação da criança, desenvolvendo sua formação moral, sentido da responsabilidade associado ao da liberdade, fomentar a integração em grupos sociais diversos e complementares da família.

O processo de desenvolvimento elencam diversos conteúdos tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade, das capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa, e estímulo da leitura, escrita, produção e interpretação de textos, além de outros aspectos que promovem a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Os recursos utilizados serão de caráter material e humano, viabilizando o ensino acerca do tema proposto, integrando a todos num processo de inclusão, utilizando ainda a avaliação como parte importante neste processo, esta que será através da participação nas atividades e inclusão, respeito e atenção aos demais. O referencial teórico irá apresentar uma análise refletiva acerca da alfabetização e letramento, suas características e contribuições, vendo que alguns autores como Tfouni, Soares, Telma Weisz, Scribner e Cole, entre outros documentam que fundamentam o tema proposto, e que debatem teorias, técnicas, conceitos, além de outros assuntos que auxiliam na compreensão e aplicação do tema.

2. Alfabetização e Letramento                    

                         A maioria das crianças tem acesso à escola, mas há estudantes que não encontram o apoio necessário para aprender a ler e a escrever, problema que ganha hoje mais visibilidade com os resultados das avaliações, que mostram níveis de desempenho em leitura e escrita incompatíveis com os estágios avançados de escolaridade dos avaliados, relevando o analfabetismo escolarizado.

O ensino e o aprendizado da leitura e da escrita, especialmente no processo de alfabetização, ocupam posição crucial nesse processo. Como os problemas sobrevêm às intervenções, outras medidas são adotadas, mas os resultados obtidos não são os esperados. Em todos os níveis é preciso trabalhar o som das letras do alfabeto, o reconhecimento das formas das letras e a associação grafema-fonema, bem como semelhanças e diferenças entre os nomes próprios dos alunos. Em todos os momentos, é preciso considerar que não é a repetição que produz o conhecimento, mas, sim, o estabelecimento de múltiplas relações, o raciocínio lógico e o pensar sobre o que se faz. O aluno deve entender a função social da escrita e a importância da linguagem oral e sentir-se livre para se comunicar pela escrita e pela fala. Todavia, seu texto não existe para ser corrigido, mas para ser lido e entendido, vendo que a correção, que se fará necessária, será resultado da reflexão da criança.

                        No início do processo, as primeiras formas escritas que possuem uma certa estabilidade, tomadas pelas crianças como um modelo de escritura dotada de significação, são os nomes próprios. E com a vantagem, em relação a outras que se poderiam propor aos alunos, de serem formas contextualizadas em sua vida escolar: desde o pré, o aluno tinha seu nome colocado em todo material para identificação, sabia grafá-lo e reconhecê-lo.

                  Existe, portanto, a necessidade de acompanhar cada uma das crianças para que se habituem a traçar cada letra, de modo mais conveniente para uma escrita fluente e sucessiva. O traçado ‘’correto’’, nesse caso, é o traçado que mais lhe facilite os movimentos da escrita contínua. Concomitantemente, a necessidade de estar disponível para o encontro de uma palavra, para orientar uma transformação na frase, para coordenar a manifestação das opções na contrução do texto: atividades molduradas pelo estímulo positivo para uso social da escrita-letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com