O Projeto de Pesquisa
Por: Renata Santos • 26/4/2022 • Projeto de pesquisa • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 118 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]
PEDAGOGIA
RENATA SANTOS CERQUEIRA
EDUCAÇÃO ESPECIAL – A LUDICIDADE NO ENSINO DE LIBRAS
DUQUE DE CAXIAS – RJ
2021
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 2]
PEDAGOGIA
RENATA SANTOS CERQUEIRA
EDUCAÇÃO ESPECIAL – A LUDICIDADE NO ENSINO DE LIBRAS
Pré-Projeto de pesquisa apresentado ao curso de pedagogia,do campus de Duque de Caxias. Universidade Estácio de Sá,como parte dos requisitos para graduação. Professora orientadora: Amanda Leal Coutinho Lima
DUQUE DE CAXIAS – RJ
2021
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO DO TEMA................................................................04
- JUSTIFICATIVA.....................................................................................05
- PROBLEMATIZAÇÃO............................................................................06
- OBJETIVOS ..........................................................................................07
4.1 Objetivo Geral...................................................................................07
4.2 Objetivo Específico...........................................................................07
- HIPÓTESE..............................................................................................08
- METODOLOGIA.....................................................................................09
- CRONOGRAMA.....................................................................................10
- REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................11
- APRESENTAÇÃO DO TEMA
Os profissionais da educação devem se conscientizar a respeito da importância dos jogos para a aquisição da língua,e de outras funcionalidades a serem desenvolvidas pela criança surda.
A escola deve ter como propósito a inclusão, o respeito, o acolhimento das diferenças individuais e o compromisso com a aprendizagem de alunos e alunas.
- JUSTIFICATIVA
Os jogos são fatores de suma importância para o desenvolvimento infantil,pois eles possibilitam que a criança surda interaja com o mundo cogntivo e afetivo,além de tornar o processo de aprendizagem algo mais leve e prazeroso.
Ainda há resistência ao utilizar o lúdico como método didático,pelo fato de ser um recurso que exige um planejamento mais elaborado de modo a efetivar o trabalho pedagógico unindo o lúdico a uma proposta de aprendizagem significativa.
Sendo assim,o trabalho com jogos e brincadeiras deve ser visto de forma a fazer com que o ensino estruturado da aquisição de libras seja vivenciado de modo que faça sentido, tanto para alunos surdos quanto para alunos ouvintes em sala de aula.
- PROBLEMATIZAÇÃO
- O que as atividades lúdicas podem oferecer para a criança surda?
- Qual a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem?
- Por que usar o lúdico como ferramenta de trabalho no ensino de Libras?
- Por que os professores em sua maioria não buscam a capacitação em libras para a inclusão nas escolas?
4. OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Compreender a importância das atividades lúdicas na construção do conhecimento e no desenvolvimento da criança surda e suas contribuições como facilitador de ensino e aprendizagem no ensino de Libras.
4.2 Objetivos Específicos
Buscar o envolvimento de todos de forma a desenvolver a sociabilidade,a autonomia e estimulo a cognição pelas tarefas e desafios propostos.
Contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano,auxiliando não só na aprendizagem mas também no desenvolvimento social e pessoal.
Estimular atividades lúdicas como meio pedagógico que junto com outras atividades,ajudarão a enriquecer a personalidade de cada um.
Analisar a importância da formação especializada do professor na Língua Brasileira de Sinais junto do ensino bilíngue.
- HIPÓTESE
As atividades lúdicas podem ajudar na construção do desenvolvimento sócio-motor e do conhecimento proporcionando para a criança surda uma efetiva aprendizagem.
O lúdico em sala de aula proporciona a exploração da imaginação,a criatividade,a construção de sua própria identidade. A criança imagina conceitos,fantasia possibilidades,integra-se na sociedade e etc.
O benefício do uso de recursos lúdicos em sala de aula se dará através do próprio desenvolvimento do aluno,pois o aluno ao participar de jogos estará aprendendo a lidar com regras e ao mesmo tempo aprendendo sobre cooperação e interação que são necessários para se trabalhar em grupo.
Com tudo a falta de interesse por parte dos profissionais na hora de se especializar para trabalhar com alunos surdos ocasiona prejuízos na aprendizagem dos alunos surdos em sua maioria,que se dá pela pouca qualificação em libras dos professores em sala de aula.
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