O Projeto de Pesquisa
Por: RITINHASANTOS • 11/5/2023 • Projeto de pesquisa • 892 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO PEDAGOGIA
ALICE MARTINS MEDEIROS
LUDICIDADE
MANAUS
2023
ALICE MARTINS MEDEIROS
LUDICIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nilton Lins, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior de Graduação em Pedagogia.
Orientadora Metodológica: Prof. Msc. Maria Simone da Silva Rocha
MANAUS
2023
1 TEMA
Ludicidade
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A importância da ludicidade na educação infantil.
3 PROBLEMA:
Como as brincadeiras podem contribuir numa prática pedagógica na educação infantil.
4 HIPÓTESES:
- Compreender o lúdico na educação infantil é ofertar espaço original, na qual as crianças se desenvolvem como indivíduos ativos e criativos.
- Possibilitar que as crianças tenham aprendizagens significativas, através das atividades lúdicas, que são maneiras de representações pelas quais são reveladas o mundo interior e exterior das mesmas;
- Promovendo lazer e prazer, contribuindo com o ensino e aprendizagem, para que a criança tenha a possibilidade de socializar com seus pares, trabalhando seu emocional e o físico, pois, os sentimentos e as brincadeiras caminham juntos.
5 JUSTIFICATIVA:
O interesse pela pesquisa justifica-se pela necessidade de melhor compreensão sobre o lúdico, que são jogos e brincadeiras que contribuem com o desenvolvimento físico e psicológico da criança, sendo também utilizado como meio motivacional para o aprendizado. Além disso, o educador tem importante atribuição neste processo, direcionando, mediando e propondo atividades que motivem a participação do educando em sala de aula.
Ao longo da minha formação e dos meus estágios, este foi um dos temas que mais me chamou atenção. Em decorrência disso, percebi a necessidade do uso da ludicidade na educação infantil, com o uso dos recursos pedagógicos, para assim trabalhar e desenvolver essas crianças, pois a ludicidade é um recurso fundamental na educação e na ação do professor.
Esse trabalho foi construído para proporcionar aos professores a oportunidade e o recurso necessário para que ele reflita sobre a importância da ludicidade e o caminho para assim aconteça uma prática pedagógica com qualidade.
Para que a aprendizagem ocorre de maneira dinâmica, é preciso que a criança não fique somente de práticas formais de ensino, mas, também por meio da observação de tudo o que ocorre ao seu redor, principalmente pelo comportamento dos pais e professores. Diante disso, na Educação Infantil são utilizados diversos métodos no processo de ensino e aprendizagem, onde se destaca como primordial o trabalho lúdico que beneficia o aprendizado da criança, levando em consideração que ela aprende enquanto brinca (PASTORELLO; ANGELO; TORRES, 2015).
Desta forma, resgatar a ludicidade dentro do âmbito educativo é ir em direção ao encontro das práticas e vivências, facilitar a este indivíduo uma modificação do seu foco de atenção para poder enxergar além da realidade que deseja, para que a pessoa possa aproveitar a possibilidade de desenvolver plenamente suas potencialidades, isso mostra que sua cultura pode seguir uma realidade conforme sua mudança (GOMES, 2004).
6 OBJETIVOS:
6.1 Objetivo Geral
- Refletir sobre a importância das brincadeiras e dos jogos na Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento motor das crianças.
6.2 Objetivos Específicos:
- Analisar as contribuições do lúdico na educação infantil;
- Descrever a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil;
- Reconhecer a contribuição da Ludicidade no desenvolvimento social e emocional das crianças.
7 METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, considerando que a mesma trabalha pautada em análises, registros e interpretação da questão problema em estudo. A pesquisa bibliográfica é a etapa inicial para a elaboração concreta de um protocolo de análise, significa que depois da seleção do assunto é fundamental realizar uma revisão bibliográfica da temática proposta. Esse estudo contribui na busca de uma forma mais apropriada, autentica de pesquisa e compreensão das variáveis (GIL, 2017).
...