O Projeto integrador
Por: thiara7x • 19/11/2017 • Artigo • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 289 Visualizações
Curso de Pedagogia
Projeto Integrador
Adriana Silva Lima RA: 9677479123
Juliana Aparecida Schuincki RA: 9910147291
Nathalla Bambil Fernandes RA: 9910147191
Roseane De Matos Lima Herrera RA: 9524406806
Tiara Aline Arzamendes Da Silva RA: 9417580592
Projeto de pesquisa, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, sob a orientação da tutora presencial Daftali J. Cordeiro Sobral.
Ponta Porã
2017
SUMARIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
JUSTIFICATIVA...........................................................................................................3
PROBLEMA..................................................................................................................4
OBJETIVOS.................................................................................................................4
METODOLOGIA...........................................................................................................4
CRONOGRAMA...........................................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................5
REFERENCIAS............................................................................................................6
Ponta Porã 2017
Introdução
Tema: Os efeitos da participação ativa da família na educação
A escola e a família, enquanto instituições sociais que se relacionam de maneira perene e dinâmica no processo de desenvolvimento do individuo, devem manter meios de cooperação. A participação dos pais e da família na escola é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem. Segundo Schmidt (1967, p. 11) “cumpre aos pais assegurar a si mesmos e aos filhos desenvolvimento pleno – físico, emocional, mental, social e espiritual”, neste sentido, destaca-se a família como a primeira responsável pela formação da criança, sendo de extremo valor que ela se relacione, também, com a realidade escolar.
Justificativa: o tema foi escolhido por ser um dos problemas mais frequentes na escola. Muitos pais acham que só levar e buscar a criança basta. Os pais devem procurar saber como são seus filhos em sala de aula, para, juntamente com a instituição, tomarem a melhor decisão se houver algum problema ou dificuldade no aprendizado. Mas infelizmente são poucos os que acompanham assiduamente a vida escolar de seus filhos. Muitos não participam e há aqueles que nunca vão ao colégio, mesmo sendo chamados pela direção.
A escola tem sempre trabalhado para que a família possa ser participante mais ativa no processo de aprendizagem, entretanto na maioria das vezes a instituição de ensino carrega esta obrigação sozinha.
Visando a importância da participação familiar no processo de ensino aprendizagem, posterior aos estágios realizados nas escolas sentiu-se a necessidade de um projeto que envolvesse a família no âmbito escolar.
Os resultados encontrados proporcionam uma base de reflexão, sobre a importância da interação entre família e escola, pois, a participação dos pais na vida escolar qualifica o trabalho da instituição de ensino e demonstra à criança a importância que ela tem. “Muitas vezes, a culpa da baixa de rendimento escolar está nos pais e não na escola”. (WEIL, 1960, p. 49). A família precisa reconhecer que a educação escolar faz parte não apenas da realidade da criança, mas também da realidade da própria família.
Problema: O que os pais podem fazer para participarem ativamente da vida escolar de seus filhos?
Objetivo Geral:
- Estimular os pais (ou responsáveis) e familiares a participarem diretamente do dia a dia dos alunos, juntamente com a escola, tendo uma participação ativa no ambiente de ensino.
Objetivos específicos:
- Encorajar os alunos, com ou sem dificuldade, a sempre contar com o auxílio da escola e da família através de maior interação entre as partes.
- Esclarecer aos alunos e familiares a importância da participação de todos no ambiente de ensino.
- Planejar atividades com a participação familiar no âmbito escolar.
Metodologia: como prevê normas técnicas de anonimato para os sujeitos da pesquisa, não serão divulgados absolutamente nada referente à escola, alunos, docentes e quaisquer representantes da escola. Trata-se de uma sala de alfabetização com o número de 24 alunos na rede pública de ensino.
Gerhardt e Silveira (2009) preconizam a importância e o conceito de um projeto de pesquisa, uma vez que esclarecem:
A formulação de um projeto de pesquisa normalmente não ocorre no início do processo, mas, sim, uma vez delimitado o tema (e o problema correspondente) da pesquisa e, com base na escolha de um quadro teórico, elaboradas as hipóteses e, em função destas, selecionados tanto a documentação pertinente quanto os métodos e técnicas que serão empregados (GERHARDT E SILVERA, 2009, p. 65).
Após o estagio realizando numa escola da rede Estadual, começamos a elaboração de um projeto, objetivando a inserção da família no ambiente escolar. Para isso ser possível, uma pesquisa bibliográfica acerca do projeto foi estabelecida. Fora observado que no processo de aprendizagem a família desempenha um papel muito importante para formação da criança, pois é o modelo com que a criança se espelhará para começar a construir seu modo de pensar e agir. Grande parte a personalidade do futuro adulto vem dessa criação.
...