O QUE É A PSICANÁLISE
Por: cizvisgueira • 11/6/2015 • Artigo • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
CORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA
CAROLINE SILVA OLIVEIRA
CINTIA LIMA VISGUEIRA
FILIPE MELO DA SILVA
MICHELE CAMPOS NASCIMENTO
NEYELE LAISE CHAVES OSORIO DA COSTA
ODILO ARAUJO NETO
RAYLA VERBENA DE MARIA FURTADO ROCHA
THALITA DIAS LIMA
A PSICANÁLISE
[pic 2]TERESINA, PI
2015
CAROLINE SILVA OLIVEIRA[pic 3]
CINTIA LIMA VISGUEIRA
FILIPE MELO DA SILVA
MICHELE CAMPOS NASCIMENTO
NEYELE LAISE CHAVES OSORIO DA COSTA
ODILO ARAUJO NETO
RAYLA VERBENA DE MARIA FURTADO ROCHA
THALITA DIAS LIMA
A PSICANÁLISE
Trabalho referente ao seminário para a disciplina de História da Psicologia ministrada pela professora Juliana, do curso de Psicologia, tarde, turma 01T1A.
TERESINA-PI
2015
SUMÁRIO[pic 4]
1 Introdução.............................................................................................................. 4
2 Sigmund Freud....................................................................................................... 4
2.1 A gestação da psicanálise....................................................................................... 4
3 A descoberta do inconsciente................................................................................. 4
3.1 A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico....................................... 5
3.2 A descoberta da sexualidade infantil...................................................................... 5
3.3 Explicando alguns conceitos.................................................................................. 6
3.4 A segunda teoria do aparelho psíquico.................................................................. 6
3.5 Os mecanismos de defesa, ou a realidade como ela não é..................................... 6
4 Psicanálise: aplicações e contribuições sociais...................................................... 7
5 Conclusão............................................................................................................... 7
6 Referência............................................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
A psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente – antes já desbravado, porém em outro sentido, por Leibniz e Hegel -, e a partir de então passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico. Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano, decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas.
2 SIGMUND FREUD
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense, que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem. O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria caracterizava-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Compreender a psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento. Compreender a psicanálise significa, também, percorrer, no nível inaugural de Freud e buscar “descobrir” as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resistências interiores.
2.1A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
Devido a diversos fatores ocorridos com Freud, após forma-se em medicina e especializa-se em psicologia, ele pôde observar que todos os seres humanos tem uma parte da mente que é esquecida, onde tudo que não nos importa, ou não nos faz bem é enviado para essa parte da mente, chamado de inconsciente, desenvolvendo a partir dessa descoberta criou uma nova ciência chamada de psicanálise que a pratica profissional refere-se a forma de tratamento “analise”, que foi criada a partir de alguns aperfeiçoamentos no método “catártico” de Josef Breuer.
3 A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE
Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior? Perguntava–se Freud. Quando Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso as ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam livres com suas ideias. Freud observou que os pacientes ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias que lhes ocorriam.
3.1 A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
O inconsciente: é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias dos funcionamentos.
O pré-consciente: é quilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
O consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe do mesmo tempo as informações de mundo exterior e as do mundo interior.
3.2 A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL
Nas investigações, Freud, teve a conclusão, que, na infância, temos experiências que resultam na figura adulta a infância possui uma importante parcela na vida humana, justamente por conta das ocorrências de experiências, deixando marcas na estrutura da pessoa. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psíquica.
...