O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
Por: fabyolan23 • 4/10/2022 • Relatório de pesquisa • 4.333 Palavras (18 Páginas) • 111 Visualizações
|
[pic 1]
universidade pitágoraS unopar
_________________________________________________
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
FABIOLA SANTOS NEVES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO
[pic 2]
Parintins-AM
2022
FABIOLA SANTOS NEVES
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão
Parintins - AM
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 26
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
16 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 19
17 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 20
18 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 21
19 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 22
20 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR 23
21 PLANO DE AÇÃO 24
22 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR 25
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio Obrigatório III, Gestão, tem como objetivo apresentar o resultado deste trabalho, dando ênfase as Leituras Obrigatórias; Regime Escolar; Como o regimento e o PPP se aplicam nas ações do cotidiano da escola, discorrendo ainda sobre 3 (três) aspectos abordados pelo diretor como mais importantes; qual a função do regimento no ambiente escolar; quais aspectos são contemplados em um regimento escolar; atuação da equipe diretiva, e a descrição sobre quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola, além da atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. Cabe dentro deste, um plano de ação contendo um pequeno projeto e por fim as considerações finais, que contemplam uma melhor organização do mesmo.
Diante de tais aspectos, o Estágio Obrigatório III, Gestão é uma meta a ser alcançada, já que vivemos diante de constante transformações, o que nos motiva a prosseguir, pois a educação é um dos saberes necessário que o ser humano busca. Há uma lapidação, através do conhecimento embutido nas leituras, e na motivação para ser pedagogo, diante das dificuldades a serem superadas, pois já estamos em um período onde cada passo se torna importante para o desenvolvimento de cada estágio.
.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
De acordo com Saviani, a partir de 1759, iniciaram-se reformas na educação, tanto no ensino primário e secundário como na formação dos professores. Mais o que ninguém pode negar é que a religião e a educação influenciaram o regimento escolar, a moral, a ética, os direitos e os deveres dos cidadãos.
O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 sinaliza a educação garantida como um direito social, enquanto os artigos 205 e 206 expressam os responsáveis pela garantia desse direito - “dever do Estado e da família” (art. 205) – além de destacar um importante princípio que é a garantia do padrão de qualidade” (art. 206, item VII). Apesar do direito de todos a uma educação de qualidade, está explicito deste 1988 na lei maior do país, infelizmente a educação brasileira ainda enfrenta muitos problemas que impedem que todos tenham acesso a uma escola pública, gratuita e de qualidade, ou seja, uma escola na qual todos os estudantes possam ter uma trajetória de sucesso na aprendizagem, e que alcancem, ao final de seu percurso, o pleno “desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Art. 205, CF, 1988).
A Lei de Diretrizes e Base nº 9.394 de 1996 foi elaborada para disciplinar a educação escolar, isto é, dar diretrizes e base para que educação aconteça conforme a constituição de 1988. Mesmo que o foco da LDB seja educação escolar ela abrange todas as forma possíveis de educação, em seu artigo 1º diz:
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (BRASIL, 1996, [s. p.]).
Dessa forma toda a legislação do pais deve estar de acordo e em consonância com a Constituição Federal, que prevê que o Estado, a família, devem responsabilizar-se em criar condições para que todos cidadãos tenha acesso à educação pública e gratuita, em idade adequada. No entanto, esse direito constitucional muito lentamente está sendo de fato possível.
Diante disso, a profissão pedagogo assim com a própria pedagogia, vem assumindo um papel extremamente importante no campo de conhecimento e sua extensão vai para além do ambiente escolar.
O espaço de atuação de um pedagogo é bem amplo com diversas possibilidades no exercício da prática educativa, pois a sociedade exige profissionais cada vez mais capacitados, e diante das ações cotidianas onde o elo que interliga a comunicação é a informação, o processo de ensino/aprendizagem ocorre também fora do ambiente escolar por meio da família e da sociedade em geral.
Segundo o parecer do Conselho Nacional de Educação:
[...] a formação de profissionais capaz em exercer a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistema educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programa não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5).
...