O SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL
Por: 90147059 • 4/5/2022 • Relatório de pesquisa • 4.569 Palavras (19 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO SEMIPRESENCIAL
PEDAGOGIA 3º SEMESTRE
A formação do professor frente a teorias e concepções pedagógicas contemporâneas
grupo
cidade
2021
grupo
A formação do professor frente a teorias e concepções pedagógicas contemporâneas
Trabalho apresentado em requisito a produção textual em grupo referente ao Terceiro Semestre, Portfolio para a disciplina de:
Pedagogia
Tutor (a) presencial
Tutor (a) eletrônico
Da Universidade do Norte do Paraná- Unopar
cidade
2021
Sumario
1 Introdução..........................................................................................................3
2 Desenvolvimento................................................................................................4
2.1 Avaliação da aprendizagem..............................................................................4
2.2 Historia da educação.........................................................................................5
2.3 Currículo escolar...............................................................................................6
2.4 Praticas pedagógicas.........................................................................................7
2.5 Didática.............................................................................................................8
3 Conclusão..........................................................................................................11
4 Referencias.......................................................................................................12
1 Introdução
Neste trabalho temos como objetivo A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporânea: A partir desse tema, objetivamos promover a reflexão sobre a necessidade de o professor conhecer e efetivar teorias que valorizam a formação do pensamento crítico, a partir da participação ativa do aluno no contexto da sala de aula. Todavia, é preciso considerar que os indivíduos não nascem educadores, mas tornam-se na medida que se educam, também no contato com o outro, sendo este um processo permanente de apropriação, mediação e transformação do conhecimento e construção da identidade docente. Para isto faz-se necessário ao professor reconhecer o fenômeno educativo como um processo racional, contextual e intelectual. Apresentaremos temas importantíssimos para a formação do professor na contemporaneidade, temas como Avaliação na aprendizagem, a Historia da Educação, Currículo Escolar, Praticas Pedagógicas e a Didática. Todos estes são temas que todo professional precisa entender para que possa se tornar um bom profissional. Segundo Sacristán (1999), a educação "[...]não é algo espontâneo na natureza, não é mera aprendizagem natural, que se nutre dos materiais culturais que nos rodeiam ,mais uma invenção dirigida, uma construção humana que tem sentido e leva consigo uma seleção de possibilidades, de conteúdo, de caminhos".
Palavras chaves: Educação, Contemporaneidade, Pedagógico, Aula, Grade Curricular, avaliação, didática, formação.
Desenvolvimento
2.1 Avaliação da aprendizagem
A avaliação remete-nos para uma prática avaliativa estruturada por etapas sequenciais, depois de planificada a prática de avaliação de aprendizagem tendo se em conta a finalidade e aquilo que se toma por objeto de avaliação procede-se a escolha de informações da aprendizagem dos alunos. Essa escolha e feita com base na utilização de procedimentos técnicos e de instrumento de avaliação e informações por meio dele obtidos, São analisados pela comparação com um referente delimitado por critérios ou por normas que indique o ideal de resposta ou de comportamento do aluno. Dessa comparação que permite verificar o grau de proximidade do aluno relativamente aos critérios ou por normas que indicam ou que resulta um juízo de valor. Esse juízo de valor exprime-se de forma descritiva, em caso de identificação dos pré-requisitos ou dos conhecimentos prévios dos alunos e das aprendizagens já feita e da sua dificuldade ou de forma quantitativa pela atribuição de uma nota ou resultado de aprendizagem, numa escala formalmente adotada ele possibilita de decisões para o processo de ensino e de aprendizagem ou a certificação, ou não das aprendizagens realizadas.
TENDÊNCIA TRADICIONAL; Presente na educação contemporânea a tendência tradicional ampara no pressuposto da educação liberal atende aos anseios da burguesia mantendo a sociedade de classe proveniente do sistema capitalista centrada no ensino humorístico, visa a realização pessoal do aluno a ser alcançada pelo próprio esforço. A avaliação e organizada para a obtenção de resposta pronta com ênfase na quantificação dos resultados e classificação dos alunos. A avaliação na tendência tradicional tem o propósito de classificar e certificar aceitando que ha alunos que não podem aprender desenvolver uma cultura cujos resultados estão em geral associados a desmoralização a repetência é ao abandono escolar de milhares de crianças e jovens.
...