O Supremo blá-blá-blá
Por: edriane88 • 10/5/2015 • Dissertação • 304 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Supremo blá-blá-blá
Questão 1:
O tema é, lentidão em julgamento no Supremo Tribunal. Para o autor mais uma vez o Supremo Tribunal Federal trata um processo com lentidão, ainda mais como se trata de um escândalo como do mensalão, o Supremo fala muito e age pouco.
Na minha opinião sobre o tema, podemos observar nos seguintes trechos: “ Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como do mensalão, chegam ao apogeu”. “À prolixidade nos processos, somou- se a loquacidade fora deles”. Referente o argumento que o autor usa para defender seu ponto de vista, podemos observar os seguintes trechos : “Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme- se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro”. “No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros”.
Questão 2:
No primeiro trecho exige do leitor o conhecimento de mundo, pois o leitor precisa ter conhecimento sobre aquilo que está lendo para ter uma compreensão melhor, conhecer sobre o mundo em que vive adquirindo conhecimentos através da sociedade, televisão, do jornalismo. Como o trecho se trata de Abraham Lincoln, é importante o autor saber sobre a vida dele, como foi seu governo nos Estados Unidos e o que levou fazer esse discurso em Gettysburg (1863), assim o leitor amplia seu conhecimento.
No segundo trecho exige do leitor o conhecimento textual, adquirido através de muita convivência com diferentes textos, o leitor tendo esses conhecimentos compreende melhor sobre sua leitura. O leitor também precisa conhecer diferentes gêneros textual assim poderá saber o que é uma disciplina retórica , e sucinta, ( um breve resumo).
...