O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH
Por: Marcus Athayde • 2/6/2020 • Monografia • 25.551 Palavras (103 Páginas) • 209 Visualizações
Saber Sistemas de Ensino
Tema: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH
Curso: Formação de professores – Módulo IV – TCC
Autores:
Duque de Caxias, 2016.
Nome dos Autores
Título:Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.
Orientador (a):Prof. Kelly Beltrão.
Objetivo
Nesta apresentação, falaremos sobre a síndrome como uma doença não rara, porém, pouco conhecida pelos educadores e até mesmo pelos próprios pais.Dentro deste contexto saberemos de forma clara seus fatores clínicos nas áreas da: Neurologia, Psicologia Pediátrica e Educativa.
Duque de Caxias, 2016.
Dedicatória e Agradecimentos
Dedicamos em primeiríssimo lugar ao nosso Deus todo poderoso que nos deu o pleno encorajamento, lucides e satisfação em romper as barreiras, colocando-nos firmes como nunca, vencendo o cansaço e fadiga do dia a dia no objetivo dealcançarmos a linha de chegada. Aos nossos parentes e amigos que acreditaram em nossos sonhos. Também á nossa família, pelo qual sem eles não chegaríamos a lugar algum. Agradecemos ao corpo de professores do saber sistema de ensino, pela dedicação e zelo a qual nos foi direcionado passando conhecimento com amor, carinho, mexendo positivamente com nossa autoestima, em não só compartilhando conhecimento como nos mostrando que a educação é mais valiosa que ouro e a prata, que ninguém poderá nos roubar. Aos diretores que tanto se sensibilizaram em nos propor um ambiente vastos de realizações profissionais, capacitando-nos para acreditarmos em nós mesmos como orientadoras da educação e sermos as melhores. Aos nossos orientadores pedagógicos o nosso muito obrigado. Aos amigos que aqui fizemos, nosso eterno abraço, com a certeza de que tudo que aqui passamos, ficará eternamenteem nossa memória.
Resumo – TDAH
O sistema educacional vigente está calçado na divisão de alunos normais e deficientes, ignorando às vezes o subjetivo e o afetivo, desrespeitando a diversidade inerente à espécie humana. O ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhecendo que somos diferentes, fazendo-se necessário abrir mão dos antigos paradigmas de educação para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. O presente estudo objetiva definir as dificuldades do portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na vida adulta e como é a repercussão na vida acadêmica, em que algumas situações o indivíduo sofre por problemas de comunicação, concentração e relacionamento interpessoal. Em geral adultos portadores de TDAH possuem mentes mais criativas que os demais, porém é mais complicado para o especialista diagnosticar na vida adulta do que na infância. Nos adultos a predominância é dos sintomas cognitivos, diferente das crianças que predominam os sintomas comportamentais e motores. Também se encontram problemas emocionais, de relacionamentos e frequentes comorbidades, ou seja, não se trata de uma doença isolada, ela se compõe de vários fatores que dificultam o diagnóstico preciso. Na trajetória acadêmica é comum problemas de adequações ou em seguir um parâmetro que necessite manter o foco em um único objetivo. O que hoje conhecemos como TDAH, é uma disfunção neurobiológica, de causa predominantemente genética, e por isso mesmo crônica, ou seja, persiste por toda a vida do indivíduo.Já foi descrito por muitos outros nomes, como por exemplo, DCM (disfunção cerebral mínima), lesão cerebral mínima, síndrome da criança hipercinética, ou seja, excesso de movimento e extensão de rapidez. Assim, objetivando a uniformização de termos e conceitos, a Secretaria de Educação Especial – MEC, no documento “Educação Especial: Um direito assegurado” (1994) propõe as seguintes características referentes às necessidades especiais dos educandos. Além de todas as necessidades especiais existentes inclui-se também o TDAH como referência curricular escolar para as séries iniciais do ensino fundamental.
Sumário
1. Introdução............................................................................................ 08
1.1Introdução...................................................................................... 09
2. Conceito............................................................................................... 10
2.1 Conceito......................................................................................... 11
3. Como surgiu......................................................................................... 12
3.1 Períodosde 1920 á 1950............................................................... 13
3.2Períodos de 1960 á 1980 .............................................................. 14
3.3 Períodos de 1960 á 1980...............................................................15
3.4 Períodos de 1960 á 1980............................................................... 16
4. Sintomas............................................................................................... 17
4.1 Sintomas......................................................................................... 18
5. Diagnóstico........................................................................................... 19
5.1 Diagnóstico.....................................................................................20
6. Tratamento............................................................................................ 21
6.1 Tratamento...................................................................................... 22
7. A criança e a Escola ............................................................................ 23
...