Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade (TDAH) E O Processo de Ensino-Aprendizagem
Por: Aninha Arthur • 30/11/2018 • Monografia • 7.128 Palavras (29 Páginas) • 292 Visualizações
Ana Paula Inocêncio Viana
Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade (TDAH) E O Processo de Ensino-Aprendizagem
Instituto Educacional Piaget
ARAÇATUBA – 2012
Ana Paula Inocêncio Viana
Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade (TDAH) E O Processo de Ensino-Aprendizagem
Monografia apresentada como exigência
parcial de avaliação para conclusão
do curso de Pós - Graduação em
Deficiência Intelectual, pelo Instituto
Educacional Piaget , sob a supervisão do
orientador professor Cláudio Cesar
Pereira Cristal.
Instituto Educacional Piaget
ARAÇATUBA – 2012
DEDICATÓRIA
Ao meu marido que me deu grande apoio com sua compreensão e incentivo para que eu concluísse este curso.
Ao meu filho, que sofreu com minha ausência nas manhãs de sábado, e que sempre me recebia com um grande sorriso na volta pra casa.
A minha sogra, que me apoiou cuidando do meu filho para que eu pudesse freqüentar as aulas.
AGRADECIMENTO
A Deus que me deu força e coragem para que eu nunca desistisse apesar das dificuldades que encontrei pela frente.Graças a Ele que sempre esteve me guiando por bons caminhas, que hoje estou onde estou.
Obrigada Senhor por sempre me acompanhar em todos os passos que dou, sei que sempre estará ao meu lado me apoiando e me fortalecendo nessa nova jornada que terei pela frente.
RESUMO
O TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta tanto crianças como adultos.
A pesquisa objetiva refletir este transtorno e suas conseqüências no âmbito escolar. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como foco, coletar dados precisos sobre a temática. Ao finalizar esta pesquisa foi possível afirmar que o portador de TDAH necessita de acompanhamento escolar sistematizado, onde educadores e pais estejam caminhando juntos diante as superação das dificuldades apresentadas pelo aluno em seu processo de ensino-aprendizagem.
SUMÁRIO
Introdução 07
1. A criança com Transtorno de Déficit De Atenção E
Hiperatividade (TDAH) 09
1.1CONCEITUANDO O TDAH 09
2. AS CAUSAS DO TDAH 13
INTRODUÇÃO
O TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento encontrado, em sua maioria em crianças, persistindo até a fase adulta. Suas principais características são: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade, que se apresentam inicialmente na infância, e que se manifestam em diferentes contextos, provocando prejuízos funcionais na vida do indivíduo, como dificuldades escolares, problemas nas relações sociais e na auto-estima.
E por isso a analise da problemática do TDAH tem sido alvo de educadores. Isso pelo fato de a cada dia surgirem novos alunos que apresentam os seu sintomas. No entanto, para atende-los qualitativamente na escola é necessário que a comunidade escolar, em especial os educadores, tenham conhecimentos corretos e confiáveis sobre o assunto.
E para rever seus conceitos os educadores devem estudar sobre o assunto, aprofundando seus conhecimentos, evitando estereótipos ou discriminações em relação aos alunos que nem sempre apresentam o comportamento escolar ideal, já que um erro no diagnóstico pode causar danos irreversíveis.
Assim, o objetivo geral dessa pesquisa será refletir sobre o TDAH e suas conseqüências na realidade escolar. Como objetivos específicos definiram-se : analisar o surgimento deste transtorno no contexto mundial e nacional; verificar o papel dos educadores diante desta nova demanda.
Para tanto foi realizada um pesquisa bibliográfica, com o intuito de obter um “... procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em especial qualquer campo de conhecimento” (Lakatos & Marconi, 2001, p. 43).
A pesquisa foi organizada em três partes: a primeira será apresentada o desenvolvimento da criança com TDAH, a segunda refletirá sobre as causas do TDAH e a terceira comentará as implicações do transtorno no âmbito escolar.
Para finalizar os estudos serão apresentadas as conclusões finais.
- A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
1.1CONCEITUANDO O TDAH
Em meados da década de 60 começaram a surgir os estudos sobre TDAH no mundo, porem a primeira descrição ocorreu em 1902 por George Frederich Still.Em seus estudos, ele trabalhou com um grupo de 20 crianças que apresentavam um comportamento não aceitável aos olhos das outras pessoas, comportamento esse muitas vezes agressivo, ou passional, excessivamente emocional ou desafiador.
O grupo estudado tinha uma proporção de três meninos para cada menina,que de maneira geral não tinham histórico de maus tratos por parte dos pais., sendo assim, Still suspeitou que tal comportamento nada tinha a ver com maus tratos, poderia ser de ordem biológica.Essa suspeita se confirmou ainda mais, quando Still(1902 apud Hallowel et al., 1994 – p. 271), notou que os membros das famílias dessas crianças apresentavam alguns transtornos psiquiátricos como depressão, alcoolismo, problemas de conduta.
...