O Treinamento e Desenvolvimento
Por: larossa • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Treinamento e Desenvolvimento
Em meio aos avanços tecnológicos e mudanças mercadológicas, torna-se cada vez mais importante a constante aprendizagem. As inovações surgem e as pessoas precisam estar cada vez mais atualizadas.
Por sua vez, o setor de recursos humanos possui papel importante nesse cenário, pois identifica junto ao setor de cada área a essencialidade de realização de treinamentos. Além disso, existem as mudanças organizacionais que implicam na aplicação de novos treinamentos, como a alteração dos objetivos a curto e longo prazo, missão, visão, valores e metas. Todos os colaboradores de uma organização, de fato, precisam estar preparados para acompanhar as diretrizes estabelecidas.
Ressaltando que, o aprendizado adquirido nas universidades e cursos técnicos muitas vezes, não é suficiente, para o atendimento dos requisitos de uma determinada atividade, assim novamente se destaca o papel do treinamento.
Há também, a necessidade do desenvolvimento do CHA (conhecimento, habilidade e atitude), cuja competência é uma determinada função, que quando designado e finalizado o treinamento, a almejada vaga é ocupada.
Da mesma forma, ocorre na mudança do sistema informatizado na empresa, quando isso acontece, o RH aloca todos os colaboradores para o treinamento.
Com base nos estudos adquiridos, se observa que, para o processo de treinamento e desenvolvimento, existem questionários específicos aplicados pelo RH para todos os colaboradores, avaliação de desempenho anual com o feedback direto do superior imediato e acompanhamento do planejamento estratégico da empresa. Contudo, os resultados obtidos possibilitam entender quais são as deficiências e eficiências que cada colaborador tem, e quais treinamentos deverão ser aplicados.
Por fim, compreende-se que o objetivo principal do treinamento e desenvolvimento é manter os colaboradores treinados e desenvolver as competências necessárias para ocuparem novos cargos, aperfeiçoarem suas atividades e manter um objetivo comum entre organização e colaborador.
O lado positivo do investimento em treinamento é gerar profissionais capacitados, elevando os níveis de qualidade da empresa, aumentando sua produtividade e consequentemente, vencer a concorrência.
...