O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGIA EDUCATIVA E CIDADÃ.
Por: Elmaylza souza gomes • 7/8/2017 • Projeto de pesquisa • 493 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGIA EDUCATIVA E CIDADÃ.
Elmaylza Souza Gomes da Silva 1
Hugo 2
RESUMO
A estatística esta presente em nosso dia a dia principalmente nos meio de comunicação e economia. É a parte da matemática que estuda métodos científicos para coleta, organização, tabulação, análise de dados e apresentação. O estudo da estatística é imprescindível para uma formação consciente dos estudantes, pois sua presença na rotina diária promove construção de ideias para resolução de problemas e modelagem de situações concretas da vida real. Tem como objetivos principais motivar no estudante a curiosidade pelos métodos científicos presentes no estuda da estatística, criar e reforçar (competências e habilidades) matemáticas relacionadas a temas transversais do dia -a- dia, neste trabalho foi proposta uma metodologia diferenciada para o processo ensino-aprendizagem da estatística no Ensino Fundamental utilizando como ferramenta a pesquisa de opinião. Este estudo tem como estrutura demostrar a importância da estatística na nossa vida prática como ferramenta para o protagonismo educacional e social, demonstrar através da pesquisa de opinião um instrumento pedagógico que contribui efetivamente no melhoramento do ensino e aprendizagem da estatística.
A metodologia foi desenvolvida em doze etapas: 1.Escolha do tema, 2.Qualificação do tema, 3. Definição da população e da amostra, 4. Elaboração do questionário, 5. Planejamento e execução do trabalho de campo, 6. Processamento dos dados e tabulação, 6. Análise e interpretação dos dados, 7.Sistematização e estudo, 8. Elaboração do projeto de intervenção, 9.Apresentação e divulgação dos (resultados e projeto de intervenção), 11. Efetivação do projeto de intervenção e 12. Avaliação. A descrição de um projeto de pesquisa de opinião desenvolvido com estudantes da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Municipal Gerson Albuquerque Maranhão de Águas Belas/PE, em 2016 é presentado como exemplo dessa prática pedagógica interdisciplinar e transdisciplinar. A sistematização dessa pesquisa é uma pequena amostra de quanto foi enriquecedor, fantástico e extraordinário os resultados do processo ensino-aprendizagem. Alguns resultados foram: motivação e comprometimento da turma, aumento da autoestima dos estudantes, diminuiu em relação à Matemática e a distância entre a teoria e a prática, estimulou o trabalho em equipe, melhorou relação professor-estudante e estudante-estudante, aumentou a participação e o desempenho nas avaliações interna e externas, estimulou o senso crítico e o raciocínio lógico matemático, aumentou de forma significativa a aprendizagem dos conteúdos e os estudantes tornaram-se protagonistas do processo ensino aprendizagem.
Sendo assim, acredita-se que esta pesquisa possa contribuir de forma ativa e reflexiva para a compreensão do que vem a ser pesquisa de opinião no ensino da Matemática e também demonstrar que é um poderoso instrumento pedagógico e disseminar o uso do mesmo.
Palavras-chave: Tratamento da informação. Pesquisa de Opinião. Ensino Fundamental.
___________________________
1 Graduanda do curso de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Garanhuns – FACETG.
2 Professor Dr. da Universidade Federal – .
...