O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Por: lauriney.pr5 • 28/7/2015 • Trabalho acadêmico • 2.804 Palavras (12 Páginas) • 272 Visualizações
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Faculdade Educacional da Lapa - FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia
RESUMO:
A pesquisa teórica aqui apresentada mostrou que a Informática inserida no ambiente escolar pode, de forma satisfatória, levar o aluno a aprender a pensar e a buscar informações, tornando-o mais criativo e com o senso crítico mais apurado. Dessa forma, sua aprendizagem se dá por meio da descoberta, passando ele mesmo a ser o construtor do seu conhecimento. Nesse contexto, o computador passa a ter um papel fundamental, dando ao aprendiz a oportunidade de construir algo. Contudo, para que esta construção seja possível, é necessário um processo que permita à descrição das idéias, a execução, a reflexão sobre os resultados obtidos e por último, a depuração das idéias. Nesse sentido, pretende-se mostrar nesse trabalho que a linguagem tecnológica proporciona esta construção e que o mesmo consiste em uma excelente ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, visa mostrar que esse ambiente não é somente uma linguagem de computação ou um software muito difundido em educação, mas também um conjunto de materiais disponíveis para colocar à prova o usuário no que se refere à coerência de suas idéias ao tratar e ordenar procedimentos em um computador. Tornando assim o ensino algo possível e prazeroso.
Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Escola, Inclusão Digital.
INTRODUÇÃO
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos.
Na atualidade nosso cotidiano é permeado por diferentes tecnologias que estão intimamente ligadas a um desenfreado desenvolvimento mundial.
Tendo o computador como meio de pesquisa e instrumento pedagógico, o professor apto para tanto, poderá ensinar e aprender com os alunos.
Utilizando sites educacionais encontrados na rede e sabendo filtrar aquilo
que os alunos necessitam, a informática é uma ferramenta que muito ajudará nos conteúdos em sala de aula, tornando assim, as aulas mais atraentes, motivando os alunos à: pesquisa, digitação (ortografia correta), raciocínio rápido entre outros benefícios.
Assim, eles terão uma aula completa como entretenimento e não como obrigação.
A Informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma tendência a nível de mundo. Vem interferindo agressivamente em todas as áreas do conhecimento, bem como nos variados setores profissionais, sejam públicos ou privados. Direta ou indiretamente, todos fazem uso de algum serviço sobre o qual a tecnologia dos computadores está sendo utilizada.
No século XXI vivemos na era da comunicação e da informação. A escola como espaço privilegiado para as relações sociais, deve acompanhar as tendências da sociedade onde está inserida.
Esse projeto irá buscar descrever de forma sucinta as tecnologias que estão disponíveis nas escolas, em especial as tecnologias associadas à informática.
O problema que esse trabalho se debruçará é o desafio que os educadores, sociedade e governo terão com a universalização do acesso a informática e a internet tanto dos alunos como dos professores, bem como a qualificação do professor com essas novas tecnologias no menor tempo possível.
São inúmeras as vantagens que a escola e a educação terão quando efetivarem essa universalização e qualificação do professores. A rapidez e a precisão do acesso a informação, a novos conhecimentos, a possibilidade do aluno e do professor aprenderem novos conteúdos que não estão nos livros, bem como a atualização desse conhecimento são vantagens estratégicas para uma nação, para um povo que deseja atingir um grau de competitividade no mundo globalizado.
As vantagens e as desvantagens bem como os desafios a serem superados para a universalização do acesso a todas as novas tecnologias da informação (inclusão digital) tanto para os professores como para os alunos e da qualificação desse professores é o nosso objeto de estudo dessa pesquisa.
1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
A utilização do computador como ferramenta pedagógica na leitura e produção de textos, oferece aos estudantes uma visão do conhecimento científico, atrelada ao conhecimento empírico. O hipertexto é um recurso que ajuda a superar algumas dificuldades de escrita e faz aparecer o lado lúdico e artístico de um texto, antes meramente rascunhado em uma folha de papel. Traz uma mudança conceitual do ser e de suas relações sociais. Á medida que o texto surge, o aluno percebe a diversidade cultural que permeia este texto criado por ele.
O uso do computador não reforça as formas tradicionais de ensino, mas sim, soma-se ao trabalho de coleta de dados, pesquisas, investigação e opinião em que o aluno demonstra o conhecimento adquirido por meio das diversas informações que obteve.
A utilização do computador na sala de aula oferece meios de divulgar, socializar a produção escolar e esta pode ser compartilhada com muitos, dando utilidade e sentido ao que foi produzido pelos alunos.
O desenvolvimento da tecnologia vem servindo de suporte e de instrumento que possibilita o registro e a difusão das idéias. A palavra impressa, por outro lado, permitiu que a literatura e a arte em geral alcançassem um público maior.
2 TECNOLOGIA NA SOCIEDADE
Uma coisa que sempre escutamos é que os nossos alunos adoram a internet, pois ela é a nova mídia do momento. Mas só esta constatação já é motivo para polêmica. Como meio de comunicação, a internet contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos. Diminui distâncias de tempo e espaço e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.
Ela vem se expandindo no meio social sendo considerada a mídia mais promissora desde o surgimento da televisão, trata-se da mídia mais descentralizada existente atualmente, e justamente por esse motivo passa a ser também a mídia mais ameaçadora para os grupos dominantes, tanto política como economicamente. A cada dia se torna também a mais democrática crescendo muito o número de pessoas com acesso a ela.
...