O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.doc
Por: sol2826 • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.832 Palavras (12 Páginas) • 426 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO BAURU- UNIDADE NORTE (SP)
CURSO PEDAGOGIA
DISCPLINAS NORTEADORAS – FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
Solange dos Santos Mantovani – RA: 1299109625
O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
NOME DO TUTOR: LAÍS MORAES OSSUNA
Bauru/SP
30/05/2015
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo mostrar o quanto é importante o uso da tecnologia não apenas em sala de aula, no dia a dia dos alunos, na adaptação física da escola, de gestores, professores, e também das organizações não governamentais que atuam principalmente na área da educação, exigindo o uso de diversos recursos tecnológicos. Atualmente, os computadores, os tablets, o acesso ao wi-fi e a internet, passaram a fazer parte não só da escola, mas também da comunidade que a rodeia.
Também será abordada a tecnologia assistiva, iremos ver que vai desde um simples lápis adaptado, a mouse e teclados especiais que possibilitem um melhor manuseio do computador, inúmeros meios como esses que tem por objetivo possibilitar aos alunos que possuam alguma deficiência uma maior independência.
Veremos alguns meios pelos quais os professores podem aprender e se aperfeiçoar, como cursos, textos, vídeos e software, que poderão ser utilizados para atender a essa necessidade atual que vem crescendo a cada dia, que é a inclusão tecnológica que abrange não somente quem não conhece a tecnologia como também aos alunos que possuem alguma deficiência física que antes os impedia de conhecer esse “novo mundo”.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
Passo 01:
Ambiente/Sala Temática: | Sala de computadores | |||
Usuários: | Alunos de 06 a 17 anos | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de tecnologias assistivas | |
Computadores/ Internet | Deixar o aprendizado mais atrativo para os alunos e até mesmo apresentar esse novo mundo tecnológico a quem não o conhece por falta de recursos. | Trazer para o convívio das crianças e adolescentes, um mundo de novos conhecimentos e descobertas possíveis. | Mouses e teclados adaptados, colocação de rampas para o acesso a sala e adequação dos móveis. | |
Jogos educativos | Desenvolver habilidades desde coordenação motora, até alfabetização, conhecimentos de números, cores. | Ensinar de forma mais agradável. | Instalação de Programas como o DOSVOX, que possibilita a interação de alunos com deficiência visual. | |
Jogos virtuais envolvendo diversas disciplinas | Tornar mais prazeroso o ensino de disciplinas como português, ciências, inglês, história entre outras. | Prender as atenções principalmente dos jovens que estão ligados na tecnologia e às vezes acham o estudo tradicional muito chato. | Lentes virtuais que podem ser baixadas gratuitamente, tornando possível a leitura de quem possui baixa visão. | |
Cursos online | Fornecer condições para que todos tenham chances de conseguir alcançar a profissão que tanto almejam. | Capacitar jovens para o mercado de trabalho, vencendo também as barreiras das deficiências físicas. | Software e programas que facilitam o uso do computador para quem tem deficiência tornando o aluno mais independente. | |
Livro digital | Informatizar os livros | Tornar mais interessante à leitura. | Livros impressos em braile, para acesso aos deficientes visuais. |
Passo 02:
Atualmente contamos com uma sala ampla, mas só temos 03 computadores, 01 impressora e acesso a internet, que são utilizados apenas pelos nossos professores no preparo das aulas, leitura de email e pesquisas em geral, com a criação da sala de informática que poderá ser usada também no contra turno, as crianças e os adolescentes além de não ficarem na rua, até mesmo aprendendo ou fazendo alguma coisa errada, poderão desenvolver mais conhecimentos, habilidades de convivência, aprenderão mais sobre tecnologias e inclusão, pois se socializaram também com colegas com alguma deficiência.
A instalação desta sala de informática ajudara as crianças e os adolescentes a adquirirem melhores noções de tecnologia, através de jogos educativos que estimulem a criatividade e façam com que se familiarizem com os novos recursos tecnológicos além de aperfeiçoar o conhecimento básico de português e matemática, entre outros.
Para as crianças teremos jogos que empregam o conhecimento e uso de cores, números, letras do alfabeto, fazendo com que de forma lúdica o aprendizado aconteça.
Também podem ser utilizados os quebra-cabeças, que desenvolvem a coordenação motora, além de muitos outros jogos pedagógicos, que incentivam a criança ao convívio e socialização, além do fato que aprenderam compartilhar os computadores, esperar sua vez, de que nada é só seu, fazendo com que elas levem esse aprendizado para sua casa, transmitindo esses conhecimentos também para seus familiares.
Já para os adolescentes, também terá jogos educativos, pedagógicos dirigidos próprios para sua faixa etária, poderão fazer as pesquisas na internet sobre trabalhos escolares, ensinamento de como é feito um currículo e de como pode ser enviado através da internet para muitas empresas, poderão formar grupos online, para debates, trocar ideias, até interagir com os professores, melhorando assim o interesse em aprender na sala de aula, fazendo com que o aprendizado se torne mais prazeroso e que a realização dos trabalhos fique bem mais interessante, a realização de cursos online possibilitará que esses jovens se preparem para o mercado de trabalho, possibilitando que consigam seguir na profissão que escolherem; o professor pode montar trabalhos online para os alunos participarem, pode se ensina-los a realizar vídeos, slides, organizar apresentações para a sala, podem pesquisar sobre regiões de qualquer lugar do mundo, mostrar aos alunos mapas, regiões, países, coisas que antigamente era visto nos livros muitas vezes desatualizados da realidade, dá pra mostrar praticamente em tempo real só com um click, isso facilitará a elaboração das aulas, fazendo com que a sala participe mais, tornando os cidadãos digitais.
...