O Uso de Jogos pedagógicos e a Ludicidade no Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: lilianesouzza • 13/10/2023 • Trabalho acadêmico • 3.471 Palavras (14 Páginas) • 111 Visualizações
O Uso de Jogos pedagógicos e a Ludicidade no Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Acadêmica: Liliane Araújo de Sousa
Tutor externo: Vanúbia Cristina Nunes dos Santos Henrichsen
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Formação Pedagógica em Pedagogia (FLC21363) – Estágio Curricular Supervisionado
14/07/2023
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade o relatar a importância de uso de jogos pedagógicos e a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem e uma ferramenta muito importante, que vem sendo utilizada para suprir necessidades de Ensino no âmbito Educacional, este recurso pedagógico, contribui para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento cognitivo, uma estratégia para os professores torna um aula, mais prazerosa para crianças ajudando na formação da identidade e valores de toda criança, além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os adultos. O trabalho é voltado para crianças de três a quatro anos da educação infantil, turma Maternal III e crianças do Ensino Fundamental anos iniciais da Primeira série, devido ser o lúdico ainda muito presente no processo ensino-aprendizagem nesta faixa etária e as crianças já contarem com certa autonomia, o que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades.
Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos Pedagógicos. Ludicidade
01 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Estágio Curricular Supervisionado do Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI. O tema escolhido para delimitação deste estudo foi, o uso de jogos pedagógicos e a ludicidade no processo de aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental”, por isso foi eleita como área de concentração Metodologias de ensino. Os jogos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem e uma ferramenta muito importante, que vem sendo utilizada para suprir necessidades de Ensino no âmbito Educacional, este recurso pedagógico, contribui para aquisição de conhecimentos e desenvolvimento cognitivo, uma estratégia para os professores torna um aula, mais prazerosa para crianças ajudando na formação da identidade e valores de toda criança, além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os adultos e crianças.
Trabalhar com crianças é um desafio porque elas são pouco treinadas na arte das regras sociais e é neste contexto que os jogos pedagógicos auxiliam no processo de absorção de valores morais e sociais, desenvolvimento da criatividade e senso crítico.
A Brincadeira com Jogos Pedagógicos desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento porque traz a criança a pensar na sua própria maneira de resolver a brincadeira ou jogo proposto. O trabalho é voltado para crianças de três a quatro anos da educação infantil, turma Maternal III e crianças de seis anos do Ensino Fundamental anos iniciais da Primeira série, devido ser o lúdico ainda muito presente no processo ensino-aprendizagem nesta faixa etária e as crianças já contarem com certa autonomia, o que permite o desenvolvimento de múltiplas atividades. Ao elaborar este trabalho buscamos demonstrar a Importância dessa ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Neste estudo sobre o uso de Jogos Pedagógicos e a Ludicidade no ensino, mostram que desempenham um papel importante estimulando as crianças ou alunos no desenvolvimento social afetivo e cognitivo, quando aplicadas de forma clara e conhecendo as regras do jogo educativo, explorando o lado lúdico.
indica que os debates acerca de jogo educativo e de seus significados levam as duas funções;
- Função Lúdica: O jogo propicia a diversão o prazer e até o desprazer, quando escolhido voluntariamente.
- Função Educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua compreensão do mundo.
O brincar e jogar e dotado de natureza livre típica de uns processos educativos. Como reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar. Essa e a especificidade do brinquedo educativo.
KISHIMOTO (2003, p. 37).
Os jogos e a ludicidade se complementam, facilitando ao educador o uso para o desenvolvimento de várias habilidades segundo Chateou (1984)” considera que as habilidades e os conhecimentos adquiridos nos jogos preparam para trabalho”.
Possibilitando para as crianças ou alunos uma exploração livre, porém em lugares organizados pelo educador, analisando o desenvolvimento geral das habilidades e conhecimentos oferecidos na atividade exposta, é importante que o professor, se prepare se organize, se planeje antes de iniciar a experiência, assim o educador terá, mas segurança na execução das atividades.
O Lúdico e uma ferramenta muita importante no processo de ensino, à lúdico deve estar presente na sala de aula, junto com os jogos pedagógicos ensinado as crianças ou alunos a explorarem sua imaginação resolvendo seus conflitos partindo do seu próprio pensamento permitindo a estruturação de personalidade, incentivando a relação e o convívio social entre as crianças professores e no ambiente escolar em geral, garantido a diversão e o aprendizado de todos os envolvidos em um processo continuo no dia a dia, sendo trabalhadas com várias vivencias experiencias para nossas crianças.
02 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE E JOGOS PEDAGOGICOS COMO METODOLOGIAS DE ENSINO
A utilização de Jogos Pedagógicos dentro das escolas e creches uma pratica que mantem a motivação dos alunos e não de agora e uma pratica antiga que acontece desde o século XVII, o filósofo Comenius em (1712 – 1778) recomendava o uso de jogos, por causa do seu valor formativa, et também no século XVIII Rousseau e Pestalozzi (1746 -1827) reforçam a utilização de jogos como ferramentas de formação integral do ser humano, pois essa pratica exercitar os sentidos, a memorização o corpo e aptidões e preparam para uma vida incomum e para as relações socias na sua vida cotidiana, esses teóricos tinham essa ideia de que os jogos trabalhavam melhor a educação, deixando de ser um processo artificial, tornando se um processo natural valorizando as características de cada indivíduo.
...