O Vídeo de Apresentação do Projeto Integrador
Por: 33057502865 • 5/11/2023 • Projeto de pesquisa • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 37 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Cilene Aparecida da Silva Santos – RA: 2215089
Jackson Dario Alves Bastos – RA: 2233195
Jessica Maria de Santana Silva – RA: 2204805
Laura Guedes Cavichon – RA: 2206605
Luciana Carvalho de Almeida – RA: 2205231
Rafael Avelino Silva – RA: 2217552
Crianças - Geração pós – pandemia
Vídeo de apresentação do Projeto Integrador <link> |
Guarulhos - SP
2023
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Crianças – Geração pós-pandemia
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Guarulhos - SP
2023
SANTOS, Cilene Aparecida da Silva; BASTOS, Jackson Dario Alves; SILVA, Jessica Maria de Santana; CAVICHON, Laura Guedes; DE ALMEDA, Luciana Carvalho; SILVA, Rafael Avelino. Crianças – Geração pós-pandemia. 00f. Relatório Técnico-Científico. Pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Vagner Lopes Roman Junior. Polo: Guarulhos, 2023
RESUMO
Relatório final do projeto integrador de licenciatura em pedagogia, que foi projetado com a intenção de solucionar a defasagem na alfabetização localizada em uma turma especifica do terceiro ano da educação fundamental. Após esses alunos enfrentarem quase dois anos de aulas remotas e hibridas por conta da pandemia, foi constatado que existem varias dificuldades com relação ao ler e escrever, o que nos levou a tentar desenvolver uma solução pratica que possa ser aplicada no dia a dia das aulas com o objetivo de amenizar essa defasagem, através de exercícios de pontilhado com sequência alfabética e formação de palavras.
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Educação; Escola; Criança.
SUMÁRIO
1 Introdução 7
2 Desenvolvimento 8
2.1 Objetivos 8
2.2 Justificativa e delimitação do problema 8
2.3 Fundamentação teórica 9
2.4 Aplicação das disciplinas estudadas no projeto integrador 9
2.5 Metodologia 10
3 Resultados: solução final 11
4 Considerações finais 12
Referências 13
1 Introdução
Quando pensamos em crianças na escola, logo assimilamos isso com o ler e escrever, esse processo se chama alfabetização, processo que é utilizado para se comunicar, interpretar, compreender e produzir conhecimento.
Alfabetizar crianças é um grande desafio, pois em uma sala de aula realidades diferentes se encontram, e cabe ao professor na medida do possível ensina-las.
Em 2019 devido a pandemia, os alunos da rede pública de Guraulhos, passaram um periodo do ano sem aulas, logo começaram a ter aulas remotas em 2020 e lentamente foram retornando as aulas presenciais (sistema hibrido) já em 2021, voltando apenas em 2022 as aulas presenciais.
Os alunos que iniciaram a alfabetização em 2019, estudando no Estágio I, hoje em 2023 estão no terceiro ano da educação fundamental, pórem como no inicio do processo, onde é feita a base da alfabetização, não houve o suporte adequado, essa turma que hoje se encontra no terceiro ano, tem um dificuldade em ler e escrever e muitos deles mal conseguem formar uma palavra.
Nosso foco nesse trabalho, foi trabalhar com uma turma do terceiro ano, pois foi em nosso ponto de vista a mais afetada por conta da pandemia. Nossa intenção é desenvolver algumas atividades para ajudar a superar essa difculdade.
Baseado no que aprendemos no ultimo bimestre em Didatica, vamos criar uma atividade simples e prática exercicios impressos de pontilhado com todas as letras do alfabeto e palavras formadas com auxilio de figuras para ajudar as crianças a assimilar e conseguir formar algumas palavras.
2 Desenvolvimento
2.1 Objetivos.
Pensando na dificuldade encontrada pelo nosso grupo, nosso objetivo é tentar diminuir a defasagem na alfabetização após a pandemia. Entendemos que essa base da alfabetização que não foi recebida por esses alunos, irá fazer uma grande falta no futuro, não somente pelo ler e escrever, mas na cominicação, compreensão e interpretação no geral.
Ao pensar em como agregar no ensino, nos trabalhamos com o pontilhado, por se tratar de algo simples, pratico e objetivo, pois como a instituição publica, ja trabalha com um plano de aulas anual, nós nao podemos sair do contexto e nem retroceder muito.
Criamos então, atividades impressas com o alfabeto pontilhado acompanhado de figuras com palavras iniciadas para serem completadas.
A intenção é além de facilitar a memorização e entendimento das letras , começar com a formação de palavras.
Esperamos com isso, que no decorrer dos dias, aplicando essa atividade no meio das aulas como um reforço a curiosidade deles seja ativada e com o nosso incentivo, eles começem a criar suas proprias palavras e consigam entender a formação das mesmas.
2.2 Justificativa e delimitação do problema
Por conta da pandemia, crianças das escolas públicas ficaram quase dois anos participando de aulas remotas , ou na modalidade hibrida. A volta das aulas presenciais, trouxe muitos motivos para comemoração, mas também muitos desafios tanto para as crianças como para os professores.
A partir dai, foi colocado em prova a capacidade de todos de se adaptar as situações vividas nesse periodo de pandemia e de volta as aulas. Até mesmo a didatica dos professores deverá sofrer alterações, como por exemplo, e se ao invês do professor falar : “Você não lembra dessa materia?” ele dissesse: “Você conseguiu entender essa matéria? Eu já expliquei isso, você entendeu?” Surge ai uma nova maneir de explicar algo que já foi lecionado.
...