TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O bom professor e sua pratica

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese da parte II do livro:

O BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA

Mariz Izabel da Cunha

Parte II – O bom professor para o aluno de hoje

        A autora faz pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar o cotidiano das escolas.

Ela fala da importância de se avaliar as instituições de ensino mesmo que por critérios advindos do senso comum. No que se refere à avaliação LUCKESI assim a conceitua “ ...avaliação é um julgamento de valor sobre características relevantes da realidade, em comparação com o padrão ideal, tendo em vista a realização de uma ação.”.

Então, quando se atribui características a um BOM PROFESSOR esses atributos estão ligados à um julgamento individual que cada um faz pautado em suas vivências, em seu contexto histórico e social.

Existe certo consenso predeterminado socialmente sobre o comportamento que se espera do professor e do aluno, assim esses papéis também estão presentes na sociedade, o professor como detentor do conhecimento e ao aluno como expectador. Os próprios professores são muitas vezes incapazes de fornecer uma visão crítica aos alunos, porque eles mesmos não têm, fruto das relações institucionais que controlam a conduta humana predeterminando padrões.

A pesquisadora percebeu que  diferenças entre os alunos de 2º e 3º graus. Quanto à visão geral do BOM PROFESSOR as percepções desses dois grupos são semelhantes, no entanto no que se refere ao processo ensino-aprendizagem dos alunos de 2º grau requerem um professor mais diretivo.

Como características do BOM PROFESSOR a pesquisa revelou que este deve ter condições básicas de conhecimento de sua matéria de ensino ou habilidade para organizar as aulas, além de manter relações positivas. Contudo, enfatizam aspectos afetivos na escolha do BOM PROFESSOR, tais como “ é amigo”, “é honesto”, “ se preocupa conosco” , “ coloca-se na posição do aluno”, entre outros.

Verificou-se que em relação ao posicionamento político do professor esse não é um fato decisivo na escolha pelos alunos do BOM PROFESSOR.

Para os alunos atuais, na visão da autora, o BOM PROFESSOR, é aquele que domina o conteúdo, escolhe formas adequadas de apresentar a matéria  e tem bom relacionamento com o grupo. Apontam, ainda o “senso de humor do professor”, o “gosto de ensinar” e “ o tornar a aula agradável, interessante” como aspectos fundamentais.

BONS PROFESSORES podem ser cronologicamente mais jovens ou mais velhos, com maior ou menor experiência didática, relata a autora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com