O brincar no desenvolvimento infantil
Por: t010188 • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.969 Palavras (20 Páginas) • 473 Visualizações
O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Tamara Plácido Ferreira Cim
Janete Kupper
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 0696) – Prática do Módulo
24/04 /2015
RESUMO
As novidades nas praticas da educação infantil com o lúdico, visa harmonizar uma nova forma de aprendizagem dinâmica, prazerosa e divertida para as crianças. Este trabalho visa abordar sobre o lúdico no desenvolvimento infantil. O lúdico deveria ocupar um lugar central nas atividades infantis ao longo do desenvolvimento de todas as crianças, Nesses estudos julgasse que o docente conheça bem seus alunos e a faixa etária em que atua para aplicar de forma adequada cada atividade lúdica na sala de aula.
Palavras-chave: Lúdico, brincar, jogos.
1 INTRODUÇÃO
O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, todo ser humano apresenta uma tendência lúdica, buscando de maneira sem que ele perceba de contribuir para o procedimento ensino aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica. Caracterizar o lúdico como a instrumento indispensável no trabalho do educador, através de jogos e brincadeiras, faz com que tudo fique mais gostoso e dinâmico.
Considerando a importância da utilização de atividades lúdicas como jogos educativos e brincadeiras, atividades que proporcionam estímulos para a criança desenvolver sua inteligência, criatividade e vínculos que estabelece na sociedade já que as aprendizagens acontecem na interação com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças.
A intenção no oferecimento de estratégias lúdicas inovadoras na prática pedagógica, com jogos e brincadeiras integrados na prática, aquilo que o educando traz consigo é o objetivo principal tentar buscar contribuições que possam auxiliar o educador em sua metodologia de forma que a criança não tenha tanta angústia e desinteresse em aprender.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A ALEGRIA PROPORCIONADA PELO BRINCAR
Desde pequenos, vivemos em um mundo carregado de estímulos, os quais causam sensações prazerosas e de satisfação, ou seja, sensações de desconforto ou desprazer. Estudos comprovam que a afetividade e as sensações prazerosas causadas pelo brincar liberam uma sensação de bem estar e reduzem o quadro de tristezas, de doenças e de problemas emocionais nas pessoas independentes da idade em que se encontram.
...