O direito de pessoas com deficiência à educação
Por: juju.juliana • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Mayre Maciel dos Santos |
RA | 5665144365 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Ana Carolina de Cardoso.
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
Um dos maiores desafios nas escolas na atualidade é assegurar o direito de inclusão a todos os que precisam do programa, muitas dificuldades burocráticas são impostas pelas instituições, o que desenvolve um déficit na educação básica de inclusão. Porém, a leis diretrizes e regulamentações que asseguram o direito do aluno especial.
- Desenvolvimento
No Brasil atualmente, a varias leis que estabelecem o direito do aluno e são algumas delas: Constituição Federal de 1988- Educação especial- Visa a educação como um direito de todos como igualdade e permanência na escola; Lei nº 93940/96- LDBN- Educação especial que é obtida na rede regular de ensino ao qual atende os alunos no fundamental; Lei nº 8069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente- Educação Especial, assegura a permanecia na escola quando adolescente; entre outras que foram especificamente criadas preferencialmente para alunos inclusos nas escolas para garantir o direito de acesso a escola regular.
- Reflexão
A inclusão e aberta a poucos no Brasil, mesmo com as leis estabelecendo a escolaridade, e muitos acabam desistindo por via de dificuldades ocorridas. Como no caso de Caio onde os pais encontraram dificuldades quanto à escolaridade especial de seu filho, escolas não estruturadas que não conseguiam atender a criança.
Por mais que leis atendam a todos estes alunos com necessidades especiais, nem todos são atendidos. O numero atendido a esta classe e de 54.412 escolas, ou seja, ainda não atinge a todos. Por isso a escola tem de assegurar este direito. As escolas procuradas pelos pais de caio deveriam facilitar o atendimento como a lei diz fazer adaptações, buscar o acolhimento do aluno.
A escola poderia buscar o atendimento preparando professores para o ensino aprendizagem específico, preparando estratégias para suas habilidades serem desenvolvidas, contratando auxiliar, colegas de classe ajudando na interação do aluno com a escola, ajudando na sua autoestima, a descoberta mutua de todos.
O professor pode se preparar fazendo atividades diferenciadas contanto que ele aprenda juntamente com a turma, incluir sem excluir, seu planejamento deve contemplar este aluno, ter um olha diferente para o seu trabalho. É de extrema importância um planejamento flexível que se adeque com a necessidade do aluno, um meio facilitador em sua proposta pedagógica.
...