O direito de pessoas com deficiência à educação
Por: helenimoreira • 30/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 813 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Heleni Moreira de Sousa |
RA | 4614911794 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Ana Carolina de O Cardoso).
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
A inclusão escolar é um direito de todos, garatindo por lei, destinada a qualquer pessoa, não só as pessoas que tem alguma deficiência, mas também para as pessoas excluídas da sociedade que sofre por algum tipo de preconceito com o racismo e outros.
Todas as escolas devem estar preparadas para receber qualquer tipo de aluno, sendo eles “normais” ou não, mas tem que ser adaptada em seus currículos escolares, investir na formação dos professores capacitandos-os para se deparar com algum tipo de situação,onde os professores possa trabalhar de forma acessível.
Todo ser humano precisa saber dos direitos e os deveres que o estado tem perante a educação, o estado deve assegurar a todos a qualquer situação, facilitando a busca por uma formação educacional.
- Desenvolvimento
Podemos ver que teve um progresso na educação através da inclusão escolar, pois o que era considerado anormal para a sociedade agora é considerado como direito a educação, diante essas mudanças com o passar do tempo.
A principio a normalização apareceu o conceito que o aluno deveria ter uma vida normal na sociedade, e existem muitos documentos e leis para melhorar a educação de pessoas com necessidades especiais .
Alguns documentos e leis importantes na inclusão escolar:
-Declaração mundial sobre educação para todos em 1990
-Declaração de Salamanca, em 1994
-Constituição federal em 1998
-Lei de diretrizes e base da Educação Nacional(LDB) n°9394/96
Agora sobre o aluno Caio as duas primeiras escolas não deveriam ter impedido a matricula dele, mais sim procurar uma forma ou profissionais capacitados para dar ao aluno um ensino compatível as suas necessidades, e a mãe de Caio poderia ter procurado seus direitos, tendo em mente que a educação é um direito de todo cidadão, e ao ver esse direito sendo desrespeitado poderia ter recorrido às autoridades, para exigir o direito que as normas brasileiras nos garantem. A maioria das pessoas desconhece ao tamanho que esse direito possui. Apesar de saber que possuímos “tal” direito a educação, também sabemos que esses direitos podem vir a não ser compridos.
Os avanços que teve é para melhorar a educação de alunos com necessidades especiais e foram muito bom para a sociedade, mas ainda tem muito para progredir, pois ainda há pouco interesse das instituições em querer oferecer uma educação de qualidade para esses tipos de alunos.
As leis precisam ser mais rigorosas e compridas e também que ofereça aos profissionais a qualificação para desenvolver tais aprendizados e liderança em sala de aula e assim respeitando a diferença de cada aluno. A escola é um ambiente que deve ser exclusivo,
fornecendo oportunidades a todos, o indivíduo sendo portador de deficiência ou não, sendo justa sem nenhum tipo de discriminação.
A sociedade, os pais devem lutar por seus direitos e direitos dos seus filhos organizando debates, abaixo assinado, passeatas, rede social e etc... havendo assim uma pressão sobre os órgãos que estipulam essa lei, para que ele seja devidamente comprida ,possibilitando assim a inclusão de qualquer pessoa.
Não aceitar pessoas com deficiência em qualquer instituição de ensino é crime previsto na lei em que diz:
...