O ensino da matemática através do lúdico da educação infantil.
Por: Beka Falconi • 16/9/2020 • Resenha • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 384 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNA BERENICE FALCONI BAPTISTA
OLIVÉRIO, Juliana Bortolucci. O ensino da matemática através do lúdico da educação infantil. Site Brasil Escola. 2014.
O tema tratado neste artigo o ensino da matemática através do lúdico da educação infantil é de grande relevância, pois aborda a seriedade com que as escolas de Educação Infantil devem incluir a ludicidade no ensino da matemática em suas propostas pedagógicas afim de que as crianças possam se utilizar do seu conhecimento e vivência na aplicação dos conceitos matemáticos, levando-os a desenvolver suas capacidades como a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.
A linguagem é específica e acessível e que abrange o conteúdo apresentado de forma clara e objetiva trazendo autores conhecidos da área de educação e ludicidade e levando o leitor a compreensão de que trabalhar a matemática de forma lúdica é muito mais prazerosa e com resultados positivos. O texto apresenta a importância de que o professor deve dar ao uso do jogo, do brinquedo e da brincadeira para a compreensão da matemática no processo ensino aprendizagem e também fundamentada pela ótica de profissionais que comungam com a ideia de que a criança aprende matemática de forma mais prazerosa nessa fase de desenvolvimento através da ludicidade e não através da memorização e repetição onde a criança aprende através da decoreba e não pela lógica, como aponta o RCNEI.
O artigo inicia mostrando a importância do lúdico na educação infantil onde o jogo é fundamental para que a criança explore a sua volta e construa compreendendo a realidade onde vive. No segundo momento apresenta o brincar como algo sério onde a criança consegue através do lúdico se desenvolver e se identificar como autora do seu conhecimento. Na sequência, o artigo apresenta o jogo como ferramenta para a aprendizagem sem esquecer que o mesmo deve estar em consonância aos objetivos propostos, principalmente no ensino da matemática, levando em consideração as regras dos jogos para que as crianças aprendam o sentido de cumprimento das mesmas e da cooperação e por fim, salienta como deve ser o ensino da matemática conforme o RCNEI e como se deve trabalhar as noções de “Números e Sistema de Numeração”, “Grandezas e Medidas” e “Espaço e Formas” com as crianças de 4 aos 6 anos.
O artigo em seu primeiro título traz a matemática sempre esteve ligada a memorização e regras e desde cedo se aprendia de forma automática tornando-se um bicho de sete cabeças, levando os educando a ter ojeriza pela matemática, sendo necessário trazer até a criança, através da ludicidade a vivência dela aplicando a matemática através do jogo onde ganha espaço como recurso didático. No mesmo contexto o jogo desenvolve o raciocínio, enriquece o conhecimento e facilita a aprendizagem e quando a criança entra nele, ela passa a despertar o faz-de-conta e então começa a construir o conhecimento.
O brincar trazido em seu subtítulo é visto como sequência da ludicidade onde é priorizado como sendo indispensável no crescimento da criança na educação infantil e que não é passatempo e sim, um aliado ao crescimento integral do educando e que desenvolve a autoestima, criatividade, propicia a sociabilidade bem como os conceitos referentes a sua realidade. É nas brincadeiras matemáticas que as crianças desenvolvem o raciocínio lógico, a competitividade, a memória, atenção, linguagem e muitos outros elementos essenciais para o desenvolvimento total da criança em crescimento.
No segundo e terceiro subtítulo do artigo, o jogo é além de propiciar a diversão, traz prazer em aprender de forma leve e que desperta a vontade de aprender sempre mais, modificando hábitos pré-concebidos, bem como moldando a criança para apreensão de conceitos matemáticos sem causar medo ou desapreço. Lembrando sempre que o papel do professor é fundamental, desde que aplique jogos de conteúdos de acordo com a idade das crianças podendo assim registrar a construção da criança, seu processo de desenvolvimento, uso da linguagem e suas emoções.
Em seu último título, o artigo traz o ensino da matemática de acordo com o RCNEI onde afirma que o conhecimento já vem com os alunos, dando maior ênfase às crianças de 4 a 6 anos. Os blocos a serem trabalhados são: números e sistema de numeração partindo do pressuposto que a criança já tenha entendimento de como lidar com os números e a contagem e assim ter capacidade de resolver problemas utilizando as operações matemáticas. O segundo bloco é grandezas e medidas e traz que a criança já possui esse conhecimento a partir da sua vivencia, estando presente no seu dia-a-dia, mesmo que não saiba seu conceito. E o terceiro, espaço e forma o trabalho realizado faz com que a criança explore e identifique objetos e figuras e pontos de referências.
No artigo o ensino da matemática através do lúdico na educação infantil a autora o escreveu com a intenção de auxiliar o processo ensino aprendizagem, que tem por objetivo mostrar a importância do lúdico na construção de jogos e brincadeiras no ensino da matemática como podemos verificar conforme Olivério (2014, Pg1):
O lúdico no ensino da matemática, na Educação Infantil, além de dinâmico, faz com que os alunos sintam maior prazer em aprender, pois eles se identificam bastante com as brincadeiras e jogos. O primeiro contato com o lúdico faz com que os alunos participem ativamente das aulas.
...