TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é educação formal, não informal e informal?

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

[pic 1]

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Professor Joel Filho

                                          Grupo:

                               Nomes: Elaine Cristina Afonso Mizael

                                                    Turma: 7º A

Guarulhos 2017

ATIVIDADES AVALIATIVAS

1 - O que é educação formal, não informal e informal?

 A Educação formal é aquela que acontece na escola mediante a participação do professor e que tem os objetivos relativos ao ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizado, regimentados por leis.

A educação informal ocorre na família, na igreja, com amigos, no bairro, ou seja, através da interação com grupos sociais, os quais são carregados de valores e culturas herdadas historicamente e que através dessas interações são repassados de um para outro. Tem o objetivo se socializar, desenvolvendo neles, hábito, desenvolver modos de pensar e agir frente aos obstáculos enfrentados na vida.

A educação não formal é aquela que ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, nos momentos em que interagimos com as pessoas e o mundo que nos cercam neste modelo o aprendizado se dá através de ações coletivas cotidianas, pois tem como objetivo preparar o ser humano para a civilidade.

2- Porque escolhi Pedagogia?

Por se tratar de uma área que trabalha com os indivíduos ainda em suas primeiras fases e experiências, bem como adentrar a responsabilidade de ensiná-los e fazer com que os mesmos possam adentrar o ensino-apredizagem, sempre tive o interesse pela profissional. Certamente como qualquer outra área é repleta de obstáculos e dificuldades, até mesmo não muito valorizada em alguns casos, mas com a sua devida importância e necessidade em existir e continuar sendo colocada em prática. A escolha partiu do interesse em poder trabalhar no âmbito e sempre procurar alternativas para proporcionar o melhor. Sendo em uma simples dificuldade até mesmo a mais complexa, mas nunca descartando a necessidade em sempre ofertar o melhor.

3 - O que o curso contribui?

Ao longo do curso o conhecimento ofertado, bem como a experiência adquirida por conta do mesmo, se fez necessário para ilustrar a realidade do profissional, ou melhor, pedagogo que atuará na área futuramente. A contribuição é sem dúvidas um tanto quanto significativa na vida do futuro educador. Afinal, os ensinamentos aprendidos serão brevemente colocados em prática dentro da realidade da área escolhida.

4 - O que é educar? Formar Cidadão.

Educar é estabelecer uma troca com o educando. Educar não é um ato de doação de conhecimento, mas um processo que se realiza no contato do homem com o mundo vivenciado, o qual não é estático, mas dinâmico e em transformação contínua. A relação vertical, onde o educador é superior ao educando deve dar lugar à relação dialógica, a qual supõe troca, pois os homens se educam em comunhão pelo mundo. Vale lembrar que para Paulo Freire, educador já não é aquele que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa. 
O saber construído dessa forma percebe a necessidade de transformar o mundo, porque assim os homens se descobrem como seres históricos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com