O tradicionalismo a partir do século XV
Por: Camila Santos • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
O tradicionalismo a partir do século XV
O tradicionalismo tem origem no Brasil desde o século XV, pois na época da idade moderna a igreja tinha um forte controle nas escolas até que ocorreu uma concorrência entre o estado. No século XIX a Europa planejava a possibilidade de uma escola pública e laica. Nas décadas de 60 e 70 o método de ensino tradicionalista evitavam que alunos críticos e questionadores expressassem argumentos construtivos tendo como consequência maior aprendizado.
Vantagens: de acordo com o tradicionalismo para os defensores do método de ensino tradicionalista é o resultado de criar alunos questionadores através de uma informação sólida.
Desvantagens: havia uma relação entre professor e aluno onde o professor ensina e o aluno aprende por intermédio de instruções.
O construtivismo sendo assim íniciado pela década de 80, algumas escolas começaram a utilizar o construtivismo que foi inspirado em Piaget, sendo um método de aprendizado onde ajuda as crianças aprender de forma diferente do tradicionalismo, com vantagens da participação dinâmica dos alunos e interação com os colegas.
O construtivismo sócio - interacionista inspirado em vygotsky, busca levar a criança a descobrir todas as possibilidades das relações, espaços e também desenvolver a capacidade de pensar e observar.
A escola da ponte surgiu em Portugal na década de 70 com o objetivo de fazer uma escola em respeitar as diferenças individuais dos alunos. Assistente de crianças entre 5 a 13 anos onde os alunos não eram divididos em classes e nem em anos de escolaridade. Os estudos eram feitos individualmente e em dupla, mas também em grupos heterogêneos na qual quem decidiam com quem estudar e quem planejava a educação eram os alunos.
A pedagogia histórico-crítica é pouco praticada no cotidiano escolar, e foi criada pelo brasileiro Dermeval Saviani, surgida no início da década de 80, tendo foco em apresentar quantidades grandes de conteúdos e resgatar valores da educação escolar e garantir que os alunos participem de uma sociedade crítica.
O tecnicismo para Newton Duarte, demonstra que as apostilas são assemelhadas a administração de uma empresa com objetivo de otimizar lucros. No ensino com apostilas, o docente se torna descartável na educação sendo que o docente tem o papel principal na educação.
Perrenoud Doutor em sociologia e antropologia criou um grupo de competências que foi classificada em 10. São dez novas competências para ensinar e trabalhar de forma mais específica e continua, onde o professor deve evoluir suas potêncialidades.
...