ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Por: deise2017holanda • 20/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 917 Visualizações
[pic 1]
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Desafio Profissional
Curso: Pedagogia Licenciatura
3º Semestre
Deise Damasceno de Holanda
RA: 1015429043
Tutora: Sandra Rosa Cerezini Leite
Mogi das Cruzes
2016.
Universidade Anhanguera – Uniderp
Deise Damasceno de Holanda
Desafio Profissional
Curso: Pedagogia Licenciatura
3º Semestre
Mogi das Cruzes, 18 de Novembro de 2016.
Introdução
O desenvolvimento infantil ocorre geralmente entre zero a seis anos de idade, englobando aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências desde o período pré-natal, por meio dos cuidados com a mãe, seu ambiente, e se estendendo até a escola.
Pensando nisso Denise a professora de um Centro Municipal de Educação Infantil, elaborou plano de ação contendo informações sobre a relevância da brincadeira para desenvolvimento infantil, pois brincando, a criança passa a se relacionar com os brinquedos, interage com as outras crianças, começa a socializar-se, aprende sobre regras, a vencer alguns desafios, e também apontando os materiais necessários para a construção desse tipo de ambiente, para assim explicar sobre o impacto que as doações causariam naquela comunidade, para o senhor Renato, e a vasta necessidade de implantar uma brinquedoteca na instituição, mostrando a importância da interação no desenvolvimento infantil, pois quanto mais oportunidades são dadas às crianças , maiores serão as chances de desenvolver plenamente e isso se refletirá na pessoa adulta que elas se tornarão.
Passo 1
A criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo,
Para Piaget os estágios se caracterizam pelas diferentes maneiras que o indivíduo tem de interagir com a realidade.
Os quatro períodos são: sensório motor de 0 a 2 anos/ pré operacional de 2 a 7 anos/ operatório concreto de 7 a 11 anos / operatório formal de 11 e 12 anos em diante.
As características de cada fase de desenvolvimento são:
1º Sensório Motor: A criança usa as percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas. As crianças nessa fase não possuem pensamento.
2º Pré Operacional: é marcado pelo aparecimento da linguagem oral por volta dos 2 anos, a qual tem possibilidade da criança construir esquemas de ação interiorizados..
3° Operatório Concreto: é por volta dos 7 anos onde o pensamento logico e objetivo adquiri preponderância ao longo das ações interiorizadas, vão se tornando cada vez mais reversíveis por tanto móveis e flexíveis..
4º Operatório Formal: A principal característica por sua vez reside no fato em que os pensamentos se tornam livre das limitações da realidade concreta, nessa etapa a criança é capaz de raciocinar logicamente.
Passo 2
É através das brincadeiras que ocorre o desenvolvimento infantil, e a brincadeira também auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados.
A criança aprende a brincar, depende de cada cultura. O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempo. Através deles, a criança desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios.
Passo 3
A diferença entre os conceitos Brincar e Brincadeira, e bem como suas funções da brincadeira para desenvolvimento humano.
Brincar é divertir-se, é um comportamento com uma relação estabelecida com um contexto social. Já a brincadeira é uma atividade resultada do comportamento de brincar.
A brincadeira é fundamental, para o desenvolvimento humano.
Passo 4
O objetivo da brinquedoteca é possibilitar o desenvolvimento mental, psicológico, social, físico da criança por meio do lúdico. Uma boa brinquedoteca deve ser um espaço diferente, colorido e alegre, no qual crianças e jovens podem soltar a imaginação à vontade e contar com brinquedos variados, novos ou usados, feitos de diferentes tipos de material. Além de brinquedos, nelas devem estar dispostos livros, gibis e jogos.
...