ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Por: Elisabete Silva • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ELISABETE ALVES DA SILVA RA: 1231484
ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ATIVIDADE
[pic 1]
- Atividade de Orientação Educacional
Itaquaquecetuba-SP, 29 de Outubro de 2017
Olá Diogo,
Como você está? Espero que bem!
Recebi sua carta, nela você diz que está feliz pela aprovação no concurso de Orientador Educacional, e já está exercendo o cargo/função na E.M Carolina Maria de Jesus, logo de cara surgiu seus primeiros desafios, dentre eles um aluno do 3º ano que apresenta síndrome de aspecto autista, e possui dificuldades de relacionamentos com a professora, aluno e até mesmo com os pais.
Deixo aqui algumas sugestões como Orientadora Educacional, primeiro ouça as queixas da professora com relação a este aluno, orientando-a como proceder, e se necessário que a mesma encaminhe o aluno para diagnóstico e tratamento caso não tenha sido feito pelos pais, esclareça a importância dela ao estabelecer vinculo de confiança e afetividade com esse aluno, motivando-a as condutas de diálogo e reflexão sobre seu trabalho educativo. A professora também deverá fazer uma pesquisa para buscar mais informações sobre a síndrome do aspecto autista, assim podendo identificar corretamente as necessidades de seu aluno com autismo.
Caberá a professora marcar uma reunião com os pais desse aluno para obter informações sobre seu comportamento em casa e se informar se o mesmo já possui acompanhamento médico, caso tenha é primordial informar os profissionais da saúde sobre seu comportamento, assim formando uma parceria coma professora, e juntos poderem desenvolver atividades que permita um bom relacionamento interpessoal com os colegas, professora e os pais. Caso não tenha acompanhamento encaminha-lo como havia mencionado anteriormente.
Em relação aos colegas de turma é interessante organizar palestras e reuniões sobre o tema para que eles tenham um conhecimento sobre essa síndrome e também sobre a inclusão escolar.
Espero que minha sugestão o ajude, aguardo notícias sobre os resultados.
Um abraço
2-Atividade de Supervisão Escolar
Leia possui um papel fundamental para o desempenho da aprendizagem destes alunos, de acordo com as funções da Supervisora Escolar está a de coordenar a análise qualitativa e quantitativo rendimento escolar, junto com os professores e demais especialistas.
Com os professores deverá analisar os resultados dessa avaliação, em seguida fazer um diagnóstico sobre o que levou a ter esses resultados negativos, que pode ter sido influência de fatores como por exemplo: problemas familiares, professores desmotivados, etc. Buscar soluções para que esses problemas de leitura e escrita sejam sanados.
A supervisora deverá organizar reuniões periódicas com coordenadores pedagógicos e com os professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano), orientar sobre os métodos de ensino que sejam significativos para esses alunos, elaborar projetos de leitura, cantigas de roda, poesia, paródias, , visando sanar as dificuldades de leitura e escrita.
...