OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA PSICOPEDAGOGIA
Por: Rosiâne Barros • 17/10/2018 • Resenha • 673 Palavras (3 Páginas) • 3.083 Visualizações
FCV – FACULDADE CIDADE VERDE
Disciplina: Introdução a Psicopedagogia
Curso: Psicopedagogia Clinica e Institucional
Aluno(a): Rosiâne Cicele Barros
Data: 05/10/2018
ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA PSICOPEDAGOGIA
Nascida com o objetivo de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, a psicopedagogia visa contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.
Na última década, as discussões sobre pedagogia têm se agrupado cada vez mais em torno de algumas idéias onipresentes e populares extraídas ostensivamente da pesquisa psicológica.
A Internet tem sido uma força poderosa na disseminação e globalização de pesquisas pedagogicamente relevantes em assuntos como metacognição, múltiplas formas de inteligência, estilos de aprendizagem, preferências de aprendizagem, habilidades de pensamento, funcionamento cerebral, inteligência emocional e programação neuro-lingüística.
Os problemas de aprendizagem foram estudados a principio por médicos, prática essa que perdura ainda hoje em nosso país, por parte dos pais e encaminhamentos feitos pelas escolas (BOSSA, 1994), segundo ele no início da década de 70, surgiram, em nível institucional, cursos com enfoque psicopedagógico, antecedendo a criação dos cursos formais de especialização e aperfeiçoamento.
A psicopedagogia pode atuar nos campos: institucional, clínica e hospitalar, com objetivo de obter soluções para questões envolvendo dificuldades de aprendizagem, possibilitando uma visão ampliada em relação ao sujeito cognoscente, um ser capaz de conhecer o mundo, o que o rodeia e a si próprio como sujeito da aprendizagem.
É justamente pela aprendizagem que o ser Humano constrói sua identidade, e nesse processo de construção que adquirimos significados de nossas próprias características, como contexto da cultura, família e do universo que está inserido.
O processo de aprendizagem pode ser prazeroso, por outro lado, porém pode ser considerado pelo aluno uma dificuldade e um desprazer. Cabe a escola e aos envolvidos no ambiente escolar realizar uma entrevista de anamnese, técnica de investigação e análise, para que juntos possam tecer informações históricas do individuo, este processo deve-se concentrar no processo de ensino aprendizagem, cabe ao profissional realizar encaminhamentos à outros profissionais habilitados de acordo com diagnóstico.
Se tratando dos alunos com dificuldades, o psicopedagogo deve oferecer ao professor a possibilidade de dividir a angústia e a responsabilidade que sente diante de determinadas situações (BASSEDAS et al, 2000).
KIGUEL (1983) ressalta que a Psicopedagogia encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.
A psicopedagogia se alaga da aprendizagem humana, que incidiu de uma demanda o problema de aprendizagem, exigindo que o psicopedagogo recorra a teorias que lhe permitam aprender, deve-se ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as particularidades da aprendizagem humana.
É necessário levar em consideração definição do ensinar e aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; problemas decorrentes aos transtornos do processo de aprendizagem.
Conforme recomenda Weiss (1992), o profissional deve-se atentar a alguns cuidados no atendimento a pessoas com dificuldades no aprendizado:
1º Discussão prévia da equipe sobre o que se entende por problemas de aprendizagem, sobre como se fazer uma avaliação psicopedagógica, como se dividir essa avaliação em etapas, como fazer registros e relatos que possam ser compreendidos pelos demais profissionais da equipe.
...