OS DEZ SACIZINHOS
Por: mrspb30 • 5/4/2019 • Seminário • 2.754 Palavras (12 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
Elisângela Alves Cruz e Souza.
Professora de Matemática.
[pic 4][pic 5]
SUMÁRIO
- SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO............................................................................................................3
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
2. A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA-CAMPO..................................................................5
2.1. UNIDADE DE ENSINO E FORMA DE REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ................................................................................................................5
2.1.2. ATIVIDADES DOCENTES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
CAMPO......................................................................................................5
2.1.3. CONTRIBUIÇÃO DO DOCENTE DA ESCOLA-CAMPO...........6
2.2. RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS MINISTRA –
DAS.........................................................................................................................6
2.3. AVANÇOS REGISTRADOS COM A EXPERIÊNCIA..............................7
2.4. EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA QUE MERECEM DESTQUE.......7
2.5. DIFICULDADES VIVENCIADAS................................................................7
2.6. IMPACTO CAUSADO PELO EXPERIMENTADOR NA VIDA PESSOAL E ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ALUNO-MESTRE........................................7
CONCLUSÃO E SUGESTÃO........................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................9
ANEXOS.........................................................................................................................10
- APRESENTAÇÃO
Este relatório tem por objetivo registrar as experiências vividas em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas no Colégio Particular de Ensino Fundamental e Médio – Colégio Santo Antônio-GEO, situada no Centro da Cidade de Guarabira na Paraíba, junto à turma de 7º ano, do turno diurno do Ensino Fundamental.
Serão relatadas as atividades desenvolvidas, desde a observação feita até as atividades ministradas pela experiência vivida, totalizando 30 horas/aula.
- INTRODUÇÃO
A disciplina de Matemática ocupa uma importante posição na formação de um individuo muitas vezes insucesso na disciplina de Matemática, nos diversos níveis de ensino reflete não só em um fracasso escolar, mas numa frustação para o ser como cidadão. Por tanto se necessita levar o conhecimento matemático de modo a desenvolver o sucesso escolar e a inclusão desse cidadão, tendo em vista que Matemática tem sido instrumento de exclusão ou inserção social.
A resolução de problemas e de situações impostas pelos professores, desassociadas do dia a dia do aluno, há muito tempo, tem sido utilizados a fim de era nacionalidade, inteligência, pensamento crítico e desenvolvimento social do indivíduo.
Nem sempre o que é ensinado tem a ver com a realidade do aluno, pois o ensino está rodeado de conceitos pré-fabricados que são trabalhados sob a forma de repetições de algoritmos, que não garantem que ao apresentar domínio desse modelo, o aluno entende o que está fazendo, gerando, por apresentar domínio desse modelo, o aluno entende o que está fazendo, gerando, por fim, desinteresse.
Como mediadores de conhecimentos, nós educadores de Matemática, temos uma grande responsabilidade em oferecer aos educandos, meios pelos quais o ensino de Matemática se torne algo significativo para vida. O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e na política, segundo Libâneo.
Surge então a necessidade de proporcionar formas de construção desse saber matemático a partir de situações concretas, a fim de fazer a conexão do cotidiano do aluno com a matemática escolar como podemos conferir nos PCN’s, p27: “Mas a vitalidade da Matemática deve-se também ao fato de que, apesar de seu caráter abstrato, seus conceitos e resultados têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da vida diária: na indústria, no comércio e na área tecnológica”.
Para isso faz-se necessário à utilização de diversos recursos em que os alunos obtenham de maneira informal, o conceito matemático existente ali e a partir dessas formulações apropriar-se de recursos como os jogos, para motivar de maneira lúdica o interesse do aluno.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula observou-se uma intensa interatividade entre os alunos, culminando num momento de criatividade, favorecendo um ambiente agradável onde o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso e significante.
- A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
- . UNIDADE DE ENSINO E FORMA DE REALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
As atividades de experiência desenvolveram-se no Colégio Particular Santo Antônio- GEO, situado na rua Coronel Antônio Uchoa, 44 na cidade de Guarabira – PB.
O Colégio funciona nos três turnos, atendendo alunos de Maternal ao Cursinho preparatório para vestibular.
As atividades do estágio se deram do dia três a quatorze de março de 2014, e tiveram a seguinte configuração:
- 10 horas/aulas de observação no colégio;
- 10 horas/aulas de participação;
- 10 horas/aulas de regência.
- COLÉGIO SANTO ANTÔNIO – CARACTERIZAÇÃO
O Colégio Santo Antônio é um colégio de grande porte, localizado no Centro de Guarabira e atende alunos de vários bairros da cidade de nível social médio e de cidades vizinhas.
...