OS DISTÚRBIOS DA FALA
Por: Erilora • 20/3/2018 • Trabalho acadêmico • 792 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
FIRP-UNIESP-FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ERINEIDE SOARES
GISELE VISSOTO
RENATA DOS SANTOS
DISTÚRBIOS DA FALA
RIBEIRÃO PIRES – SP
2016
INTRODUÇÃO
Distúrbios da fala é uma dificuldade persistente que a criança tem para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. Aparentemente a criança possui todas as condições para falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade no processo. As dificuldades podem ser variadas, a depender da gravidade do quadro podendo persistir até a idade adulta.
DISTÚRBIOS DA FALA
Os distúrbios da fala quanto mais cedo for detectado melhor será, pois pode atrapalhar a aprendizagem da criança. Essa aprendizagem da linguagem ocorre por volta dos 10 meses até 5 anos, onde ela já terá um certo conhecimento da fala. Ela pronunciará palavras do seu cotidiano como mamãe, papai, entre outros.
Quando a criança com essa idade de 5 anos não usar corretamente a linguagem pode haver um distúrbio ou um retardo de linguagem. Isso ocorre por vários fatores como falta de estimulação e problemas auditivos.
Deve-se chamar atenção também a postura da criança, se ela ficar com a boca aberta durante uma pintura de um desenho ou até comendo os músculos dessa criança iram ficar hipotônicos, acabando não controlando-os, acarretando problemas na fala e na arcada dentária.
Alguns distúrbios são:
- GAGUEIRA
A gagueira é um dos mais comuns transtornos da fala que segundo dados estatísticos afetam mais meninos do que meninas. A causa desse distúrbio até hoje não se sabe ao certo, porém há varias teorias que dizem ser pelos fatores bioquímicos, fisiológicos ou neurológicos. Também tem-se a suspeita de ser transmissão de herança genética pelo fato da gagueira ser presente dentro de uma mesma família em grande quantidade.
Hoje em dia a hipótese mais aceita é dizer que a gagueira ocorre por uma predisposição do indivíduo. Ela costuma manifestar-se em crianças sensíveis, sentimentais, quando colocadas sobre pressão se sentem perseguidas. Todos esses sentimentos de angustia se manifestam na criança através de tiques nervosos ou a gagueira.
Os pais ou responsáveis devem sempre procurar criar para essa criança um ambiente acolhedor e que estabilize suas emoções e procurar a orientação de um profissional.
- TRANSTORNOS DA ARTICULAÇÃO
Estes podem ser causados por problemas anatômicos (malformação dos órgãos da boca e defeitos na laringe), problemas sensoriais (comprometimento dos órgão dos sentidos, como por exemplo a audição), problemas motores (deficiência no movimento dos maxilares, o que impede a articulação correta das palavras) e problemas funcionais (qualquer distúrbio do funcionamento dos órgãos envolvidos na fala).
- TRANSTORNOS DA LINGUGEM POR DEFICIENCIA DE AUDIÇÃO
Esse transtorno ocorre na criança que tem uma grave deficiência de audição que também não fala (mutismo). A criança pode até falar parcialmente, porém apenas quando a sua deficiência auditiva é parcial.
- TRANSTORNOS DA FALA POR LESOES CEREBRAIS EVIDENTES
Quando a crianças tem uma lesão cerebral grave, como idiotismo e a debilidade mental também causam pobreza de vocabulário, além dos defeitos sintáticos, devidos a lesão cerebral.
- ATRASO DA FALA
Há crianças que adquirem muito tarde a capacidade de falar (aos 3 ou 4 anos), e quando adquirem a fala ela é infantilizada.
...