OS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Bruna Gaedke • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 596 Palavras (3 Páginas) • 3.387 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2017/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a): Bruna Maiara Gaedke Almeida RGM: 053.14161
ATIVIDADE 1 - Vale 1 ponto
[pic 2][pic 3]
Exercício 1
1) Pensar na alfabetização e letramento no contexto da sala de aula, na atualidade, requer o entendimento de que ambos os processos devem se desenvolver simultaneamente ultrapassando a visão fragmentada entre leitura e escrita e a compreensão de que ao ler e escrever nos empoderamos e deixamos de ser somente consumidores do que está posto, passamos a ser também autores das nossas produções.
E,
Ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma capacidade, a de codificar e decodificar a língua escrita; apropriar-se da leitura e da escrita é torná-la própria, assumi-la como sua propriedade. (Guia Didático, p. 19).
Com base na leitura das aulas 1 e 2 e análise das asserções acima, assinale a opção correta:
A( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
B ( x ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C ( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D ( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E ( ) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Exercício 2
2) Analisando o processo evolutivo da educação, podemos ver várias mudanças dentro da escola. Como podemos ler na pg. 16 da aula 1, a escola, tal como foi concebida na época, se revela um excelente instrumento de alfabetização, pois era, ao mesmo tempo, eficaz (além de promover uma técnica rudimentar de leitura, permitia a veiculação de novos valores), rápida (um ano era suficiente), segura (permitia o controle diário de aprendizagem) e, evidentemente, econômica.
Pensando nesses aspectos (eficaz, rápida e segura) podemos concluir que a proposta de alfabetização da época estava pensada para atender as demandas do mercado e das indústrias da época. Aprender a ler rapidamente para ler os manuais das máquinas e equipamentos e aprender a escrever para poder anotar os procedimentos nas fábricas.
Pensando no processo de Alfabetização e Letramento que a escola pratica hoje, voltada para a aquisição de Habilidades e Competências você acredita que conseguimos evoluir em termos de valorização do senso crítico e reflexivo do aluno?
( ) Sim, porque ao pensar em Habilidades e Competências estamos ajudando o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para desempenhar determinadas tarefas e competências para o mercado de trabalho.
( ) Não, porque vincular a aprendizagem a aquisição de habilidades e competências retira a possibilidade de o aluno explorar e acessar outros saberes, de desenvolver a sua própria opinião a respeito de acontecimentos e fatos e de criar e resolver problemas relacionados aos interesses do aluno.
Caso não concorde com nenhuma das respostas acima, escreva abaixo a sua resposta e a sua justificativa:
...