OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA
Por: PAULACHOINSKI • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 720 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
FACULDADES OPET
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD
OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA
CURITIBA
2013
PAULA RENATA CHOINSKI DOS SANTOS
OS MITOS E EQUÍVOCOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE TECNOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação do 1º Período, Turma A, do Curso de Licenciatura em Pedagogia – EAD das Faculdades OPET.
Prof. João Mendes
CURITIBA
2013
Os mitos e equívocos relacionados ao Conceito de Tecnologia
Conforme abordamos nas discussões realizadas nessa aula, a tecnologia não é somente o aparelho. A vinculação da tecnologia ao aparelho implica valorizar mais o objeto do que o processo que deu origem a ele. Nesse sentido, o objeto, que é produto da tecnologia, ou seja, "um saber fazer baseado em teoria e experimentação científica" (VARGAS, 1994, p. 20), é apenas o resultado, pois tal processo tem continuidade e passa por modificações e aperfeiçoamentos. E desse processo resultam, então, os recursos tecnológicos.
Nos meios de comunicação de massa, por exemplo, é comum encontramos a associação da Tecnologia como se fosse somente a "máquina" ou aos equipamentos de "última geração". Selecione em jornais, revistas ou Internet 3 (três) anúncios publicitários relacionados à Tecnologia. Analise as mensagens neles expressas e registre, por meio de um texto, as suas conclusões a respeito da concepção de Tecnologia veiculada nesses anúncios.
A utilização equivocada da palavra tecnologia é observada com frequência na veiculação de propagandas relacionadas a aparelhos eletrônicos, principalmente os denominados de última geração. Esses anúncios geralmente trazem a palavra tecnologia associada diretamente ao equipamento apresentado, deixando de lado a amplitude alcançada pelo conceito de tecnologia, que associa a máquina ao seu processo de desenvolvimento.
Quando buscamos entender o conceito de tecnologia mais a fundo, chegamos a conclusão de que ele envolve diferentes esferas: conhecimento técnico e científico, ferramentas, processos, materiais e equipamentos que são utilizados para resolver ou facilitar a resolução de determinados problemas. Portanto o aparelho ou o equipamento pode estar envolvido no processo tecnológico, mãos não representam a tecnologia em si.
Neste primeiro anúncio apresentado logo abaixo, a palavra tecnologia está associada a imagem de aparelhos celulares, e o texto relacionado a imagem afirma que a tecnologia é o aparelho celular (Seu pai não precisa entrar na era da tecnologia. Basta ter um celular desses.). Outro equívoco que percebemos neste anúncio é a utilização da expressão “era da tecnologia”. Se partirmos do pressuposto de que estamos na era da tecnologia, julgamos que os avanços anteriores que vão desdo o domínio do fogo, a invenção da escrita até a construção das máquinas a vapor não podem ser considerados tecnologia. Se anteriormente afirmamos que tudo o que é aplicado a resolução de problemas utilizando-se de processos, pode ser definido como tecnologia, nitidamente percebemos um novo equívoco.
...