OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO LÚDICO
Por: patricia1522 • 27/6/2020 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 855 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO DO TEMA: PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO LÚDICO
IDENTIFICAÇÃO DO ANO/SÉRIE QUE ESTÁ SENDO PROPOSTO A AULA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OBJETIVOS GERAIS:
Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos a compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade, e que o triplo é três vezes, e a terça parte é a divisão de três, e o conceito de metade como resultado da divisão em partes iguais.
Observar a leitura que o aluno está fazendo, a fim de com a mediação do professor a sua capacidade leitora possa ser ampliada e diversificada.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Matemática e Português
Dobro, triplo, terça parte.
Gênero discursivo: regras, formação do leitor, compreensão da leitura, pontuação, fluência, ritmo, entonação.
METODOLOGIA:
1° MOMENTO:
Para saber quanto é o dobro de um número basta multiplicar esse número por 2, e para saber quanto é o triplo, basta multiplicar esse número por 3.
Dobro conto duas vezes um quantidade e o triplo conto três vezes uma quantidade.
Exemplo:
[pic 1]
2° MOMENTO:
Atividades:
Dobro: para encontrar o dobro de um numero basta multiplicar esse numero por 2.
Triplo: para encontrar o triplo de um numero basta multiplicar esse numero por 3.
[pic 2][pic 3]
3° MOMENTO:
Ainda em grupos apresentar aos alunos um jogo chamado cubra o dobro, no quadro escreverei as regras do jogo e entregarei um impresso para cada aluno, e assim os alunos irão ler as regras do jogo, primeiro coletivamente e depois individualmente. Cada grupo receberá uma cartela, um dado, e quadrados em e.v.a para cobrir os números. Exemplo:
2 | 4 | 6 | 8 | 10 | 12 |
CUBRA OS DOBROS | |||||
2 | 4 | 6 | 8 | 10 | 12 |
Regras:
Cada jogador, na sua vez, lança o dado e cobre, no seu lado do tabuleiro, o número correspondente ao dobro tirado no dado. Se o número obtido já estiver coberto, o jogador passará a vez.
Objetivo do jogo:
Vence quem primeiro conseguir cobrir todos os números.
Após a realização da atividade, usar o mesmo jogo para fazer com triplo sendo as mesmas regras, porém com números diferentes. Exemplo:
3 | 6 | 9 | 12 | 15 |
CUBRA OS TRIPLOS | ||||
3 | 6 | 9 |
12 | 15 |
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