OS PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: brunafreiresjc • 28/8/2021 • Trabalho acadêmico • 2.062 Palavras (9 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Reciclar para Viver
Ariane Weiss da Silva – RA 1911427
Ana Caroline dos Santos – RA 1937602
Bruna Freire de Souza - RA 1976513
Bruna Leticia dos Santos - RA 1937570
Iris Caroline Cordeiro Castanho - RA1955955
Jacqueline Amorim Costa Araujo - RA 1957463
Maria Eduarda Pascoal - RA 1941736
Stela dos Santos Pacheco Rodrigues - RA 1975239
Polo Unip EAD Aquários
2020
SUMÁRIO
1. Tema .............................................................................. 3
2. Situação-problema ......................................................... 3
3. Justificativa ..................................................................... 4
4. Embasamento teórico ..................................................... 4
5.Público-alvo ...................................................................... 5
6. Objetivos .......................................................................... 6
7. Percurso metodológico .................................................... 6
8. Recursos ......................................................................... 7
9. Cronograma ..................................................................... 8
10. Avaliação e produto final ................................................ 9
11. Referências .....................................................................10
- TEMA: Reciclagem e meio ambiente na formação escolar
TÍTULO: Reciclar para Viver
- SITUAÇÃO-PROBLEMA
Um dos maiores problemas e mais prejudiciais que enfrentamos no mundo é
a crise ambiental. Portanto é muito importante mostrar o cuidado com o meio ambiente desde pequeno, fica como dever da escola proporcionar projetos e atividades pedagógicos que incentivem a proteção ambiental.
O nosso projeto partiu de uma questão. É possível educar crianças para que desenvolvam atitudes mais sustentáveis desde cedo? A partir dessa visão o projeto foi criado com intenção de despertar os cuidados com o meio ambiente e mostrar a importância da reciclagem.
A escola entra como uma importante disseminadora e incentivadora dos benefícios que a reciclagem trás para vida em comunidade, com materiais recicláveis as crianças podem criar diversos tipos de brinquedos e ainda ajudar na questão ambiental.
O projeto tem como objetivo estimular e fortalecer a ideia de preservação do meio ambiente, visando uma nova postura diante do lixo e da reciclagem, garantindo assim o futuro da escola e de toda a comunidade
A conscientização da população e a mudança comportamental é a chave para que tenhamos uma melhora na crise ambiental; exatamente nesse processo de mudança que a escola vem fortemente como agentes educadores e conscientiza dores; promovendo projetos envolvendo escola e comunidade.
Se a educação ambiental for iniciada na primeira infância e reforçada ao longo de sua estadia na escola teremos o resultado de cidadãos ambientalmente alfabetizados ou seja, cidadãos conscientes da conservação ambiental. Assim iremos garantir a redução dos impactos ambientais que o lixo pode causar ensinando nossas crianças desde muito cedo a importância da reciclagem, pois dela depende não só a escola e a comunidade, mas sim o nosso Planeta!
- JUSTIFICATIVA
O tema reciclagem, e toda sua abrangência, deve ser inserido não apenas no
contexto de uma atividade de cunho escolar mas também nos primeiros passos de uma criança e no decorrer de seu desenvolvimento físico/intelectual, pois a preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação de todos. Por essa razão, inserir uma consciência ecológica a partir da infância, aumenta consideravelmente a chance de que se tornem adultos engajados ainda mais na preservação do nosso planeta. É desta condição que os educadores devem tomar proveito e inserir a educação ambiental, ela não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas.
Além disto, a maior parte das crianças sempre compartilham o que aprenderam na escola com os familiares e amigos, o que aumenta a propagação do conhecimento acerca da necessidade de dar um destino adequado para o lixo que produzimos.
No entanto, trabalhar essa temática, vai muito além de apenas despertar essa
Consciência, o intuito é proporcionar situações que permitam a reflexão e façam com que esses alunos, de fato, sejam a grande diferença no mundo.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
A questão da reciclagem é ainda um grande desafio, isto já se sabe, mas partindo do ponto em que questionamos como fazer com que as crianças tenham atitudes sustentáveis, e como fazer para que isso aconteça é preciso que as propostas sugeridas sejam feitas na prática, incluindo as crianças e a comunidade, para que sejam mais participativas de modo efetivo na questão do lixo, e que a partir das práticas pedagógicas adotadas no projeto, reflitam como cidadãos e sejam conscientizadas do lixo que está em sua volta, pois é do interesse e dever de todos colaborarem para com que isto aconteça.
Conforme diz a Constituição (1988):
"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
...promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
VI (CONSTITUIÇÃO DA REPÚPLICA FEDERATIVA DO BRASIL,1988, ART.225,VI)
Baseando-nos no que está escrito acima, fazemos com que as crianças desde pequenas e a comunidade como um todo, entenda, que devem fazer a sua parte e pratique a sua cidadania de fato.
...