Oficinas pedagogicas
Por: Regina Brito Rafachinho • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.310 Palavras (10 Páginas) • 379 Visualizações
[pic 1]
1º Simpósio do Ensino Fundamental I
Descrição das Oficinas
Oficina 1: O meio ambiente e a formação de crianças cidadãs
Objetivos:
- Despertar no aluno a consciência ecológica.
- Favorecer a compreensão dos conceitos científicos com o objetivo de motivá-lo a conservar o meio ambiente.
- Fortalecer a auto-estima, que é a base para a mudança do comportamento em relação ao meio ambiente.
- Promover no aluno a ação ética, o civismo e a cidadania como possibilidade única de preservar o valor à vida.
Justificativa:
A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, por educadores de todo o país. Por estas razões, vê – se a importância de se tratar a temática do Meio Ambiente permeando toda a prática pedagógica em sala de aula.
A intenção deste projeto é tratar das questões relativas ao meio ambiente em que vivemos, considerando seus elementos físicos e biológicos e os modos de interação do homem e da natureza, por meio do trabalho, da ciência, da Arte e da tecnologia.
Como já é sabido, quando lidamos com experiências pedagógicas ajustadas à realidade do aluno e do professor, seja no meio rural ou urbano, a aprendizagem se torna mais efetiva e significativa.
Segundo Cornell, as experiências diretas com a natureza possibilitam – nos entrar completamente no espírito do mundo natural. Elas ajudam a descobrir dentro de nós um profundo sentimento de pertinência e compreensão. As experiências diretas são necessárias para desenvolver sentimentos de amor e preocupação pela terra, caso contrário, as pessoas passarão a conhecê-la de modo superficial e teórica, sem nunca serem tocadas profundamente.
Tendo em vista que os alunos estão inseridos num mundo voltado para o consumo exagerado e despreocupado com as questões de qualidade de vida, faz – se necessário optar por uma metodologia voltada para a pesquisa e descoberta, para formar um aluno participativo, crítico, questionador, envolvido no processo de produção e construção do seu conhecimento.
Oficina 2: Brinquedos folclóricos – A importância do brincar
Objetivos:
- Resgatar as brincadeiras folclóricas.
- Construir brinquedos.
- Preservar o espaço da brincadeira e da interação entre as crianças.
Oficina 3: Contadores de história - projeto de literatura infantil
Objetivos:
- Levar a criança a desenvolver o gosto pela leitura, a imaginação e a criatividade, bem como o gosto e as habilidades artísticas.
- Estabelecer relações entre realidade e fantasia.
- Posicionar-se frente a problemas imaginários, facilitando a convivência e a solução de problemas reais.
- Desenvolver as noções temporais e espaciais.
- Resgatar as histórias e os contos tradicionais de nosso país e de outros países.
Justificativa:
Os grupos de contadores de histórias nasceram, exatamente, da vontade de se trabalhar com a palavra. O texto e a história além de suas estruturas discursivas, extrapolando o universo concreto para descobrir, com o encantamento, as construções de um mundo imaginário em que a fantasia torna-se real na percepção de cada leitor-aluno.
Oficina 4: As invenções e a qualidade de vida
Objetivos:
- Criar um clima favorável para que os alunos se sintam estimulados a pensar e trocar idéias sobre o assunto;
- Identificar várias invenções utilizadas no cotidiano;
- Reconhecer como elas nos ajudam e como estão relacionadas com as mudanças em nossa vida;
- Comparar a vida das pessoas em diferentes épocas, refletindo sobre quanto uma invenção pode melhorar nossa qualidade de vida;
- Valorizar a contribuição da ciência para a melhoria da qualidade de vida.
Justificativa:
Perceber a importância das invenções para o progresso e melhoria da qualidade de vida das pessoas foi o intuito deste projeto. Para este fim, as crianças foram sensibilizadas, uma vez que em nosso entorno, tudo é tão imediato e muitas vezes desconhecemos objetos, criações tecnológicas na área da saúde... que melhoraram significativamente o nosso bem viver.
Oficina 5: Muita história prá contar!
Objetivo:
O objetivo deste projeto é atingir a sensibilidade da criança através de uma linguagem simbólica, expandindo seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
Justificativa:
Considerando o valor da literatura infantil nos dias de hoje, percebemos que além das informações que podem ser passadas através dos livros, o essencial é o que a criança vai imaginar, sentir e captar através das histórias e a sua identificação com elas.
O contato com a literatura permite um elo entre o mundo externo e o interno, pois provoca emoções, estimula as fantasias, o pensamento e, consequentemente, promove transformações.
Por tudo isso, abrir as portas da literatura infantil permite ampliar o universo e a percepção de mundo das crianças.
Oficina 6: Fotoquadrinhos
Objetivos:
- Elaborar um roteiro para uma fotoquadrinho e produzir arte final;
- Utilizar a estrutura usual da história em quadrinhos: combinação de balões, imagens e texto escrito;
- Construir uma história fazendo a interação entre linguagem escrita e a imagem na estruturação do texto;
- Ordenar os quadrinhos numa seqüência lógica, percebendo a noção temporal gerada pela ordem de leitura dos mesmos;
- Utilizar corretamente recursos do computador para a produção da fotoquadrinho.
Justificativa:
O projeto História em Quadrinhos baseia-se no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos através da escrita de textos e da compreensão da leitura, e prevê diferentes etapas de atuação: organização da gibiteca, observação da estrutura dos textos em quadrinhos, interferência em histórias já existentes, criação de histórias com personagens conhecidos pelos alunos e, finalmente, a fotoquadrinho.
...