Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental
Por: Luciana D Barbosa • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 649 Visualizações
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental
DECIFRANDO O NOME ATRAVÉS DO BINGO
Luciana Barbosa RA : 113013-4
Bom Retiro
2016
1. IDENTIFICAÇÃO:
Tema da aula: Decifrando o NOME através do Bingo.
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Público-Alvo: Ensino Fundamental 1.ano.
Duração da Aula: 1 hora e 40 minutos.
2. CONTEÚDO: Decifrando as letras que compõem o NOME.
3. OBJETIVO: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome e dos seus colegas através do jogo, ou seja, aprender a escrever seu NOME e decifrá-lo.
4. RECURSOS:
Cartelas de Cartolina (coloridas) com espaço para cada letra onde a criança escreverá o NOME.
Fichinhas com as letras do alfabeto
Lápis
Folha de Papel
Saquinho para as Fichinhas
Durex
5. ORGANIZAÇÃO DA AULA:
a) Introdução ao tema da aula:
Duração prevista: 20 minutos.
Peça para que cada criança escreva o seu nome em uma folha de papel sulfite da maneira que conseguir e os auxiliem na conclusão do nome explicando o quão é importante sabermos o nosso Nome, pois é através dele que somos identificados e reconhecidos pelo mundo.
b) Desenvolvimento da aula:
Duração prevista: 50 minutos.
Agora peça aos alunos que reescrevam seus nomes em letra de forma na cartela de cartolina observando os espaços, para que cada letra fique em um quadrado da cartela. Explique que vamos jogar um Bingo com as letras do alfabeto e que toda vez que a professora tirar uma letra que tenha no seu nome, vocês vão fazer um x nesta e quem ganha é quem marcar o nome todo primeiro!
Dentro de um saquinho coloque todas as letras do alfabeto e vá cantando as letras tiradas como em um bingo comum e também as escreva na lousa simultaneamente para ajudar os alunos a identificá-las.
O aluno deverá observar a letra, procurá-la em seu nome e marcá-la caso a tenha.
Vence o aluno que preencher / marcar o nome completo da cartela primeiro, e este deve gritar BINGO!!!!
Após a vitória peça para os próprios alunos conferirem se o ganhador marcou corretamente as letras do NOME.
O ganhador poderá receber um pirulito, um chocolate, ou algo parecido.
Este jogo, pode ser muito divertido e toda vez que quiser dar um ânimo a sala pode fazê-lo incluindo outros nomes, como de irmãos, pais, etc.
c) Atividades para as crianças:
Duração prevista: 30 minutos.
Depois de concluído o Bingo, peça para que cada aluno cole na parede uma ao lado da outra as suas cartelas com seus nomes ao redor da sala e deixe-os que eles troquem informações como: quantidade de letras do nome, quais letras se repetem, nomes parecidos, etc... Descobrindo assim as várias diferenças e similaridades entre os nomes.
6. AVALIAÇÃO:
Verificar o desempenho da criança, em cada etapa da aula, desde o seu primeiro rascunho do NOME até a confirmação do ganhador. Verificando se o aluno conseguiu captar as várias diferenças entre os NOMES, as suas letras, a diferença dos tamanhos, conseguindo assim escrever o seu nome com maior facilidade.
...