Orientação e práticas de projetos de ensino fundamental
Por: jocelaine gomes • 1/6/2022 • Relatório de pesquisa • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RELATORIO DA ENTREVISTA
Nome do(a) aluno(a): Jocelaine Gomes dos Santos
RA:2057953 Polo: Dourados[pic 3][pic 4]
Entrevista realizada com um(a) professor(a) do: Ensino Fundamental I (séries iniciais - 1° ao 5° ano)
INFORMAÇÕES GERAIS:
Cidade onde o(a) professor(a) atua: DOURADOS _[pic 5]
Escola publica ( ) Escola particular Modalidade: Ensino Fundamental
Turma na qual leciona: 3ºano _[pic 6]
Idade do(a) professor(a) entrevistado(a): 45 anos Tempo de atuação como professor(a): 3 anos[pic 7]
Formação do(a) professor(a): Pedagogia
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
FICHA DE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO (CEE) -
ENTREVISTA COM O(A) PROFESSOR(A)
CURSO DE PEDAGOGIA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH)
Estagiario(a): Jocelaine Gomes dos Santos RA: 2057953 _ Tel.: 67 999336439 Polo: Dourados Turma:SEI_PD_0_420[pic 16]
Total: 100 horas
Estágio em: Ensino Fundamental
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
Assinatura do(a) estagiário(a) Assinatura da lnstituição Concedente do Estágio
(professor(a) entrevistado(a) ou gestor(a) da escola)
Dourados , 01 de Dezembro de 2021.
Local e data[pic 21][pic 22]
[pic 23]
No dia 01 de dezembro de 2021, foi realizada a entrevista com a professora Maria Aparecida Alencar, de 45 anos, moradora na cidade de Dourados – MS, que atua no Ensino Fundamental, que é formada em Pedagogia, atuando em escola pública há pelo menos 3 anos.
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM 2021
Em entrevista com a professora, a mesma relatou que o planejamento pedagógico foi permeado por reuniões com os órgãos públicos juntamente com os professores, chegando-se à conclusão de ministrar o ensino de forma remota ou híbrida, usando a plataforma Telegram. Ficando a cargo das professoras o planejamento das aulas online.
Tal método tornou o as aulas mais ativas, interativas e cativantes, pois:
Esse novo formato nos faz refletir sobre como o processo de educação tem mudado e está buscando adaptar-se às transformações do mundo digital, potencializando cada habilidade do discente, de forma personalizada e mais ampla. As metodologias ativas, buscam transformar as aulas em verdadeiras experiências pedagógicas, mais significativas para os alunos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem em algo mais atrativo e de forma contextualizada, com desafios e muitas interações nas aulas, através de métodos criativos, inovadores e reflexivos, levando os alunos a terem uma experiência com mais valor para aprendizagem significativa. (PACHÊCO, 2020, p.15).
Assim, com o retorno do ano letivo os professores tiveram algumas orientações específicas, principalmente no modelo híbrido, como seguir os protocolos de biossegurança adotado pelo município, evitando aglomeração em ambientes fechados, e a realização de atividades escritas com prazos definidos e horários específicos para serem entregues aos pais ou alunos, obrigatoriamente usando máscaras e álcool em gel. Tais ações de adaptação e acolhimento foi explicado para os pais através de uma reunião como funcionaria os novos métodos de ensino.
PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021
O planejamento foi todo estruturado com auxílio da coordenação, direção e tendo-se compartilhamento de ideias construídas através de conversas pelo WhatsApp com os colegas de profissão. Foi feito um cronograma para realização das atividades, para serem entregues semanalmente, e um período estimado para a conclusão das mesmas, em um cenário incerto houve projetos definidos. Os materiais e recursos utilizados para planejar as atividades foram as apostilas, livros ofertados pela instituição de ensino, notebook, internet, celular e plataforma Telegram. O ambiente virtual foi essencial para o desenvolvimento pedagógico.
No momento pode ser visto a grande dificuldade por parte dos pais e alunos em seguir
a rotina das aulas online, a professora relatou que está sendo muito difícil está longe de cada aluno, observa-se a dificuldade de diálogo entre a família e a escola nesse momento de pandemia.
Os avanços ou dificuldades foram registrados através de pesquisas/questionários aplicados aos pais e alunos através de um grupo de WhatsApp, direcionado a cada turma.
A professora percebeu que alguns alunos ainda não têm acesso à internet e não tem um aparelho de celular/notebook/tablet, assim foram organizadas atividades escritas para serem entregues aos alunos em determinado dia e horário da semana.
...