Orientações projeto de pesquisa
Por: 09011999 • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Título
A influência da tecnologia na modalidade EAD
Justificativa (Por quê?)
A finalidade de trabalhar este tema é a necessidade que a geração atual tem em utilizar os recursos da internet para estudar. Com isto este Trabalho de Conclusão de Curso busca mostrar quais os impactos da tecnologia, além de analisar as contribuições que ela traz para a educação, enfatizando a Educação a Distância (EAD).
Questão de Pesquisa
Como está fundamentada a Educação a Distância (EAD) e qual a sua contribuição na formação do educando?
Objetivos (Para quê?)
Objetivos gerais
Analisar a intervenção do uso de recursos tecnológicos na efetivação da Educação a Distância (EAD), como ferramenta de apoio na educação baseada principalmente no uso da internet, possibilitando que ela seja objeto de inserção educacional das camadas mais pobres da população.
Objetivos específicos
- Identificar o que é EAD;
- Analisar a evolução;
- Analisar as diferentes abordagens;
- Especificar as vantagens e desvantagens;
- Examinar a legislação;
- Identificar o papel do tutor;
- Analisar o perfil do aluno;
- Abordar a influência da tecnologia;
- Observar a inserção da população desfavorecida.
Metodologia
A metodologia a ser empregada se baseará na pesquisa bibliográfica em livros, artigos e fontes da internet. A pesquisa será descritiva.
Referências
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2011. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br> Acesso em: 24 fev. 2018.
KRAMER, Érica A. Educação a distância: da teoria à prática. Porto Alegre: Alternativa, 1999.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
PRADO, E.; ROSA, A. A interatividade na educação a distância: avanços e desafios. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 169-187, jan/jun 2008.
PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. Cuiabá: NEAD/UFMT, 2005.
SABOIA, Juliana; VARGAS, Patrícia; VIVA, Marco Aurélio. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista CESUCA VIRTUAL, v.1, n. 1, julho de 2013.
SANTOS, Mariana. A construção da autonomia do sujeito aprendiz no contexto da EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, p. 21-35, outubro de 2015.
SILVA, P.; SHITSUKA, R.; PASCHOAL, P. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, p. 11-20, outubro de 2015.
...